
Campanha de Phishing com o Cartão Continente



A Procuradoria-Geral da República (PGR), através do seu Gabinete Cibercrime, emitiu um alerta sobre uma nova campanha de fraude informática, conhecida como phishing, que está a circular em Portugal.
A campanha utiliza de forma abusiva e indevida o nome e a imagem da cadeia de supermercados Continente para enganar os consumidores. O esquema fraudulento baseia-se no envio massivo e indiscriminado de mensagens de texto (SMS) para os telemóveis dos cidadãos.
Nestas mensagens fraudulentas, os criminosos informam as potenciais vítimas de que têm vantagens ou recompensas associadas ao Cartão Continente, levando-as a acreditar na veracidade da comunicação.
O principal objetivo desta campanha de phishing é enganar os destinatários para que estes forneçam informações sensíveis. Os cibercriminosos procuram, especificamente, obter dados de cartões de crédito e outras informações bancárias das vítimas, com o intuito de as utilizar de forma ilícita. Face a esta ameaça, as autoridades recomendam que os cidadãos que recebam este tipo de mensagens as ignorem por completo e as apaguem de imediato.
Não devem, em nenhuma circunstância, aceder a links ou fornecer quaisquer dados pessoais ou financeiros solicitados.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Casos de superbactérias sobem 70% nos EUA. "Muito preocupante"
O uso indevido de antibióticos é apontado como uma das razões para o aumento de casos de bactérias multirresistentes. Estudo é feito pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e tem em conta 29 estados dos EUA.

Fogo de Aljezur intensifica após projeções fora do perímetro controlado
O fogo que começou domingo em Aljezur, no Algarve, aumentou de intensidade durante a tarde de hoje devido a projeções para fora do perímetro queimado que estava a ser controlado pelos bombeiros, disse fonte da Proteção Civil.

Ministro admite problema na colocação de professores no Alentejo, principalmente no Litoral
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, confessou que há “falta de professores” no Alentejo. Segundo o governante, o principal problema encontra-se no Alentejo Litoral. Já no interior da região, “temos algumas falhas, mas não são tão graves”. “A falta de professores está muito concentrada de Lisboa para baixo, junto à costa litoral […]

Jovens portugueses deixam casa dos pais mais tarde do que a média europeia
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Os jovens em Portugal continuam a adiar a saída da casa dos pais, com uma idade média de 28,9 anos em 2024, situando-se entre os países da União Europeia onde a emancipação ocorre mais tarde. A informação foi divulgada esta terça-feira pelo Eurostat, que atribui este atraso, em grande parte, à crise de habitação que […] O Artigo Jovens portugueses deixam casa dos pais mais tarde do que a média europeia o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.