
Recuperação da Camada de Ozono



De acordo com um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência das Nações Unidas, a camada de ozono do planeta continua a sua trajetória de recuperação. As previsões, baseadas em cálculos de 2022, apontam para uma recuperação total dos níveis de ozono sobre a Antártida até 2066, regressando aos valores registados antes da formação do buraco. Noutras regiões, a recuperação será mais rápida, prevendo-se que ocorra por volta de 2045 no Ártico e em 2040 no resto do mundo. O relatório anual da OMM, divulgado no Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, a 16 de setembro, detalha que o buraco sobre a Antártida, que surge a cada primavera austral, foi menor em 2024 do que em anos anteriores. A 29 de setembro, o défice de massa de ozono atingiu um máximo de 46,1 milhões de toneladas, um valor inferior à média registada entre 1990 e 2020 e também aos números de 2020 e 2023, quando o défice ultrapassou as 50 mil toneladas.
A agência destacou ainda que se seguiu uma recuperação relativamente rápida após este pico.
Este progresso é atribuído ao sucesso de acordos internacionais, nomeadamente o Protocolo de Montreal (1987) e a Convenção de Viena, que celebra o seu 40.º aniversário. A 16 de setembro de 2009, ambos os tratados tornaram-se os primeiros na história da ONU a alcançar a ratificação universal. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, descreveu estes acordos como um "marco no multilateralismo", sublinhando que a recuperação da camada de ozono demonstra que "quando as nações acatam os alertas da ciência, o progresso é possível".
Apesar das boas notícias, a associação ambientalista portuguesa Zero alertou para a lentidão do processo, que mantém a humanidade exposta a níveis elevados de radiação ultravioleta, com sérios impactos na saúde, agricultura e ecossistemas. É importante distinguir o ozono estratosférico ('bom'), que protege a vida na Terra, do ozono troposférico ('mau'), um poluente tóxico para pessoas e plantas que se forma na baixa atmosfera.
Artigos
10









Ciência e Tecnologia
Ver mais
Oracle liderará supervisão da rede social TikTok nos EUA
A empresa norte-americana de tecnologia Oracle vai liderar a supervisão do algoritmo e da segurança da rede social TikTok nos Estados Unidos (EUA), noticiou na segunda-feira a Associated Press.

Cientistas descobrem tecnologia que gera raio X com imagens coloridas
Uma equipa de cientistas dos Estados unidos (EUA) desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar as imagens dos testes de raio X tornando-as coloridas, noticiou na segunda-feira a Europa Press.

Volvo EX60 terá a maior autonomia de um elétrico da Volvo até agora
O novo Volvo EX60 será lançado a 21 de janeiro. É um SUV médio totalmente elétrico, que é equivalente ao XC60 a combustão e promete uma extensa autonomia - a maior de um elétrico da marca até ao momento.

Abelhas em sedimentos com mais de 24 milhões de anos descobertas na Alemanha
Uma equipa de paleontólogos encontrou flores fossilizadas de tília e abelhas em sedimentos com 24 milhões de anos na Alemanha, noticiou a Europa Press na segunda-feira.