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Do Restauro à Prevenção: Instituições Académicas Lideram a Mudança na Gestão Florestal

Instituições de ensino superior em Portugal estão a liderar uma mudança de paradigma na gestão florestal, focando-se na formação especializada e na educação para criar florestas mais resilientes aos incêndios.
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Em resposta à tragédia dos incêndios recentes, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) uniram-se para criar um polo de conhecimento e treino focado no restauro florestal. A iniciativa, que terá como base a própria Mata da Agrária com 22 hectares, visa formar técnicos e equipas de sapadores florestais para promoverem florestas mais sustentáveis e resistentes ao fogo, especialmente nas regiões Centro e Norte do país.

A colaboração será formalizada através de um protocolo que se espera estar assinado até ao final do ano.

O projeto surge da necessidade de colmatar uma lacuna de conhecimento identificada nas equipas de limpeza florestal. Segundo Joaquim Sande Silva, docente da ESAC, muitas intervenções são puramente mecânicas, sem distinguir espécies autóctones valiosas, como um carvalho, de mato como a giesta, comprometendo a regeneração natural da floresta. O novo polo de treino pretende ensinar a eleger a vegetação a manter e a remover, mudando a abordagem atual de tratar "tudo como mato". O objetivo é inverter o paradigma da simples limpeza de faixas de combustível para uma gestão que assegure o restauro das espécies importantes. Esta aposta na formação conta com o apoio do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, que se mostrou sensibilizado para a necessidade de uma abordagem mais sustentável. Embora as intervenções de restauro nas áreas ardidas este ano só devam ocorrer daqui a dois ou três anos, o planeamento deve começar agora para evitar repetir "a receita de costume" de investir apenas na limpeza de mato. Num esforço semelhante para valorizar o setor, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a desenvolver um projeto para captar o interesse de alunos do ensino secundário para as ciências agrárias. Através de atividades como simulações de fogos florestais, a UTAD procura incutir nos jovens o gosto pela floresta, promover a literacia científica e destacar o papel da agricultura e da inovação na construção de um futuro mais verde.

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