EPAL aumenta o preço da água em Lisboa em 17 cêntimos a partir de 2026



A fatura da água para os moradores de Lisboa sofrerá um aumento de 17 cêntimos por mês a partir de 1 de janeiro de 2026, conforme anunciado pela Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL). Esta atualização de preços afetará a grande maioria dos clientes domésticos da empresa, que representam cerca de 85% do total. De acordo com a EPAL, este aumento aplica-se a clientes com um consumo médio mensal de 7 metros cúbicos e um contador de até 25mm. A empresa esclareceu que a subida das tarifas foi calculada com base na previsão do índice harmonizado de preços no consumidor. A medida foi publicada e aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que autorizou a sua vigência para o ano de 2026.
Apesar do aumento generalizado, a EPAL recorda que mantém disponíveis apoios para os consumidores mais vulneráveis.
Existe a Tarifa Social da Água, destinada a clientes com maiores carências económicas, que pode proporcionar descontos de até 93% na fatura.
Adicionalmente, está em vigor a Tarifa Familiar, um benefício concebido para agregados familiares com cinco ou mais pessoas, de modo a aliviar o encargo financeiro para as famílias numerosas.












