menulogo
Notícias Agora
user
Close

Águas do Centro Litoral instalou barreiras em Arganil para evitar contaminação

Na sequência dos recentes incêndios florestais, foram implementadas diversas medidas de mitigação dos seus efeitos, abrangendo desde a proteção dos recursos hídricos à concessão de apoios diretos às populações e atividades económicas afetadas.
News ImageNews ImageNews Image

A empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou a instalação de barreiras físicas em três sistemas de abastecimento de água no concelho de Arganil — Pomares, Vila Cova e Alagoa. A medida visa impedir que cinzas, fragmentos de vegetação e outros contaminantes resultantes dos incêndios recentes cheguem às infraestruturas de tratamento, garantindo assim a segurança e qualidade da água para consumo público.

As barreiras, que consistem em geotêxtil colocado em pontos estratégicos de rios e ribeiras junto às captações, funcionam como filtros naturais. Esta iniciativa, desenvolvida em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, surge em resposta ao incêndio que deflagrou em Piódão, Arganil, a 13 de agosto. Este fogo, que esteve ativo durante 11 dias, consumiu 64.451 hectares, afetando também os concelhos da Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital, Seia, Castelo Branco, Fundão e Covilhã, naquela que foi a maior área ardida de sempre em Portugal.

Numa outra frente de resposta aos incêndios, a Câmara Municipal de Arouca criou um balcão de apoio destinado aos agricultores afetados pelos fogos ocorridos em julho.

Este serviço, localizado no Gabinete Técnico-Florestal do município, tem como objetivo auxiliar os lesados a submeterem os seus pedidos de apoio excecional, conforme estipulado no Decreto-Lei N.º 98-A/2025.

Os incêndios em Arouca, que deflagraram a 28 de julho e consumiram cerca de 4.000 hectares, causaram prejuízos estimados em 10 milhões de euros, com 150 particulares a reportarem danos até ao momento. Os apoios disponíveis destinam-se a compensar a perda de animais, culturas anuais e plurianuais, máquinas, equipamentos e espaços de apoio à atividade agrícola, visando o restabelecimento do potencial produtivo.

Artigos

8

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa