menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Transformação Digital em Portugal

A transformação digital continua a ser uma prioridade estratégica para as empresas em Portugal, com várias organizações a anunciarem investimentos significativos em tecnologia para otimizar operações e reforçar a proximidade com os clientes.
News ImageNews ImageNews Image

A cadeia de retalho europeia Pepco anunciou a abertura do seu primeiro Digital IT Hub em Portugal, um investimento estratégico para atrair talento tecnológico e acelerar a sua transformação digital. Segundo Pablo De Ayala, Diretor de Informação do Grupo, este centro não é uma extensão das operações de TI existentes, mas sim um novo ambiente focado em inovação, agilidade e numa cultura de "ação, propriedade e entrega moderna". As equipas em Portugal irão concentrar-se no envolvimento do cliente através de dados, personalização e retalho digital, utilizando tecnologias como cloud e IA.

O hub funcionará como um ambiente empreendedor, com equipas autónomas e foco na aprendizagem contínua.

Inicialmente, a Pepco planeia contratar cerca de 60 especialistas.

A empresa opera quase 4.000 lojas em 18 países, com mais de 20 em Portugal.

No setor dos serviços públicos, a Águas do Norte também deu um passo na sua modernização digital com o lançamento de um novo website institucional.

A plataforma foi renovada para ser mais intuitiva e centrada nas necessidades dos utilizadores, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a transparência.

O novo site, com um design adaptável a todos os dispositivos, inclui uma área de cliente mais funcional para consulta de faturas e pedidos de apoio, um sistema de alertas em tempo real sobre interrupções de serviço e uma secção dedicada à sustentabilidade e educação ambiental. Esta iniciativa integra-se na estratégia de transformação digital da empresa, visando uma gestão mais participada e orientada para o cidadão.

A importância da digitalização estende-se também às Pequenas e Médias Empresas (PME), um tema abordado por Rui Fontoura, managing director da Sovos Europa.

Fontoura destaca que, embora Portugal esteja avançado na adoção da faturação eletrónica, o principal desafio para as PME é cultural, pois muitas encaram a tecnologia como uma obrigação legal em vez de uma oportunidade de crescimento.

Para apoiar esta transição, a Sovos irá organizar um evento a 5 de novembro.

O objetivo é demonstrar, através de casos reais, como a digitalização e a Inteligência Artificial podem modernizar processos, reduzir custos e reforçar a competitividade das PME no mercado global.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image
IVA na construção baixa para 6% e valor de rendas moderadas gera polémica

A redução do IVA na construção para seis por cento, proposta pelo Governo, poderá diminuir os custos das obras em «pelo menos 10%», anunciou esta terça-feira, em Lisboa, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. A medida insere-se no pacote de respostas à crise habitacional e foi apresentada na Comissão Parlamentar de Infraestruturas, […] O conteúdo IVA na construção baixa para 6% e valor de rendas moderadas gera polémica aparece primeiro em oRegiões.

Source LogoORegiões
categoryVer categoria completa