
Revisão da Constituição e Finanças Regionais em Debate na Madeira



Durante uma visita de dois dias à Madeira, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, abordou a intenção do Governo Regional de avançar com uma proposta de revisão da Constituição. Após um encontro com Miguel Albuquerque, presidente do executivo madeirense, Aguiar-Branco afirmou que não existem “dogmas” sobre o tema, salientando que a própria Constituição “prevê os seus momentos de revisão” e define os mecanismos para tal.
Sublinhou, no entanto, que o “impulso” para qualquer revisão constitucional deve partir dos grupos parlamentares e dos deputados, encarando o processo como “uma normalidade em democracia”.
O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), liderado por Miguel Albuquerque, planeia apresentar em breve um projeto que classificou como “ousado”.
Segundo o chefe do executivo insular, a proposta não visa uma “mudança conjuntural, nem para um ciclo eleitoral”, mas sim “assegurar mais 50 anos de prosperidade das autonomias”.
Albuquerque não adiantou pormenores sobre o conteúdo da proposta.
Para além da revisão constitucional, Miguel Albuquerque insistiu na necessidade “urgente” de rever a Lei das Finanças Regionais, que considerou “caduca e iníqua”.
O governante defende que o Estado deve assumir as suas “obrigações constitucionais” relativamente aos sobrecustos que as regiões autónomas enfrentam na saúde, educação, proteção civil e transportes. Albuquerque vincou que, com a celebração dos 50 anos da autonomia em 2026, é fundamental dotar as regiões dos instrumentos necessários para garantir o seu desenvolvimento. No âmbito da sua visita, que assinalou o início das comemorações dos 50 anos da autonomia, Aguiar-Branco referiu-se ainda à autonomia como “um valor nacional”. Foi também abordada a possibilidade de uma ligação por ferry entre a Madeira e o continente, com o Presidente da Assembleia da República a afirmar que os madeirenses a “merecem”, aguardando-se agora os resultados de um estudo de viabilidade económico-financeira iniciado pelo Governo da República.
Artigos
6





Política
Ver mais
Aos 88 anos, faleceu Francisco Pinto Balsemão, esta terça-feira, dia 21 de outubro. Deixou uma marca indelével no país, tendo sido fundador do Partido Social Democrata (PSD), primeiro-ministro entre 1981 e 1983 e criador do grupo Impresa, responsável pelo Expresso e pela SIC. A título de curiosidade, em 2023, a Câmara do Porto distinguiu-o com […] O conteúdo Aos 88 anos, faleceu Francisco Pinto Balsemão aparece primeiro em Viva Porto.

De acordo com o edital da Assembleia Municipal, terá lugar no próximo dia 3 de novembro a tomada de posse novo executivo tomarense e de todos os elementos eleitos para a Assembleia Municipal de Tomar. O conteúdo Novo executivo tomarense toma posse dia 3 de novembro aparece primeiro em Jornal O Templário.

Susana Gravato, vereadora e figura política respeitada em Vagos, foi assassinada em casa

Os grupos parlamentares do PS e do Chega abstiveram-se. O conteúdo Parlamento açoriano dá parecer positivo à proposta de Orçamento aparece primeiro em Jornal Incentivo - Diário do Faial.