
AIMA está a dar ordem de expulsão a imigrantes com filhos portugueses



A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) emitiu notificações a vários imigrantes com filhos de nacionalidade portuguesa, ordenando-lhes que abandonem voluntariamente Portugal. Esta medida é ilegal, pois a legislação portuguesa proíbe a expulsão de cidadãos estrangeiros que sejam progenitores de cidadãos portugueses. Entre os casos reportados pelo jornal “Público” estão três imigrantes de nacionalidade indiana, Baljit, Chamkaur e Kiran, que, apesar de terem filhos nascidos em Portugal, receberam esta ordem de expulsão. A justificação para estas notificações reside na sua origem automática, proveniente do Sistema de Informação Schengen (SIS), que não verifica a existência de descendentes portugueses.
Perante esta situação, o Governo indicou que a solução para os visados é recorrer da decisão. A AIMA, por sua vez, afirmou não ter conhecimento da existência de filhos portugueses nos processos em causa, aconselhando os imigrantes a solicitarem agendamentos para atualizar a sua situação.
Este cenário contrasta com a relevância económica da população imigrante em Portugal, conforme sublinhado por um estudo coordenado pelo investigador Virech Maugi. O relatório "Remessas de Imigrantes, Sustentabilidade da Segurança Social e Papel Económico da Imigração em Portugal" revela que, em 2024, as contribuições dos imigrantes foram cruciais para as contas públicas. Representaram 12,4% das receitas da Segurança Social, num total de 3.600 milhões de euros, o que evitou um défice de 1.820 milhões de euros no sistema. Este valor é cinco vezes superior ao montante que os cidadãos estrangeiros receberam em prestações sociais (687 milhões de euros).
O estudo destaca ainda que estas contribuições equivalem a cerca de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Sem este contributo, seria necessário um aumento de 10,3% na carga contributiva dos trabalhadores portugueses para compensar a quebra.
Face ao envelhecimento da população e à baixa natalidade em Portugal, o relatório conclui que a imigração é uma "peça chave" para o equilíbrio da Segurança Social, alertando que uma retração na entrada de imigrantes teria efeitos imediatos e negativos nas receitas do sistema.
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
Criança de oito anos gravemente ferida
Uma criança sofreu ferimentos graves, depois de ser atropelada por um carro, em Anadia, adiantou o jornal Correio da Manhã. Há ainda registo de um homem com ferimentos ligeiros. Continuar para ler artigo. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online […] O conteúdo Criança de oito anos gravemente ferida aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Elevador da Glória: "Este tipo de cabine é autorizado por ser histórico, hoje não seria admissível"
O jornalista da CNN Portugal Carlos Enes avançou este domingo com dados exclusivos sobre o acidente com o elevador da Glória, que matou 16 pessoas.

Desigualdade de Acesso Digital na Educação: Por que Cursos Profissionais Ficam para Trás?
AF! A lógica que tem levado à diferença no acesso a manuais digitais, computadores e Internet entre os alunos do ensino regular e os dos cursos profissionais e de ensino e formação (CEF) prende-se essencialmente com os critérios políticos de implementação dos projetos-piloto digitais e com diferentes prioridades na alocação de recursos. No ensino regular […]

Criança de oito anos em estado grave após atropelamento em Anadia
Acidente ocorreu, pelas 19h57, na localidade de Pedralva, freguesia de São Lourenço do Bairro