Futuro Incerto: AIMA Retira Proteção a 37 Estudantes Estrangeiros em Coimbra



A Universidade de Coimbra (UC) confirmou ter recebido uma indicação oficial da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) sobre a retirada do estatuto de proteção temporária a 37 dos seus estudantes.
Segundo uma fonte da reitoria, estes alunos são nacionais de países terceiros (não ucranianos) que se encontravam a estudar na Ucrânia quando o conflito eclodiu e foram posteriormente acolhidos pela instituição portuguesa.
A nacionalidade dos estudantes afetados não foi revelada. Desde o ano letivo de 2022/2023, a UC acolheu um total de 109 estudantes ao abrigo deste estatuto, dos quais 22 são de nacionalidade ucraniana. A decisão da AIMA surge após o jornal Público ter noticiado a intenção do Estado português de cancelar o estatuto a um grupo de estudantes deslocados, exemplificando com o caso de três estudantes nigerianos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. A UC recebeu a lista oficial da AIMA com os nomes dos estudantes que deixam de ser titulares da certidão de proteção temporária, criada em dezembro de 2022. Questionada sobre se iria contestar a medida, a reitoria da Universidade de Coimbra afirmou que “age em total conformidade com o enquadramento legal e administrativo que o Estado português determina”.
No entanto, admitiu estar a procurar “esclarecer as razões inerentes à decisão tomada”, de forma a fundamentar qualquer ação futura.
O futuro académico destes 37 estudantes na instituição fica agora dependente da obtenção de uma autorização de residência, tal como acontece com qualquer outro estudante de nacionalidade estrangeira. Esta situação ocorre depois de, em março de 2022, o reitor da UC, Amílcar Falcão, ter colocado a universidade à disposição do Governo para “acolher de forma condigna estudantes refugiados de guerra provenientes da Ucrânia”.
Artigos
10Atualidade
Ver mais
Uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte vai atravessar Portugal continental na quarta-feira, provocando chuva, trovoadas e vento, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, a precipitação será “por vezes forte e acompanhada de trovoada”, em especial durante a passagem da frente e até […]

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de inundações, cheias e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva e vento fortes, trovoada e agitação marítima a partir da tarde de hoje. Num aviso à população, a ANEPC informou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) […]

O corpo de um homem foi encontrado, hoje à tarde, a boiar junto à Marina do Freixo, em Campanhã, no Porto. As autoridades admitem que possa tratar-se de Márcio Douglas, o sem-abrigo brasileiro, de 22 anos, desaparecido na madrugada de sexta-feira em Rio Tinto, Gondomar. O alerta foi dado cerca das 16h00. No local estiveram […]

Manuel tem 4 anos e está à guarda do pai, holandês, a cerca de 2 mil km da mãe – só fala com ela por videochamada. Ana está em Lisboa, mas não desiste da custódia: a par da campanha em painéis publicitários e nas redes sociais, fará uma petição.




