AIMA reavalia proteção a estudantes da Ucrânia, gerando incerteza e controvérsia política



A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está a notificar estudantes estrangeiros que fugiram da Ucrânia para verificar se cumprem os requisitos para uma autorização de residência em vez do estatuto de proteção temporária. Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, esta verificação, que visa nomeadamente cidadãos da Nigéria, pretende adequar o estatuto dos estudantes que pretendem continuar o seu percurso académico em Portugal, passando-os para uma autorização de residência de estudante.
O governante assegurou, no parlamento, que a AIMA está a trabalhar com as instituições de ensino superior para garantir o cumprimento das regras.
A situação gerou uma reação política por parte do Bloco de Esquerda (BE), que questionou o Governo sobre o assunto.
A deputada Mariana Mortágua relatou ter recebido uma denúncia de um grupo de estudantes que estão a ser notificados para, em alguns casos, abandonar o país em 20 dias, ou para pagar propinas como estudantes internacionais, que podem atingir os sete mil euros anuais. A bloquista defende que estes estudantes estão legalmente no país e que o requisito de residência legal e permanente na Ucrânia já deveria ter sido validado aquando da atribuição inicial da proteção.
O BE questiona a razão para a reabertura coletiva dos processos e se o Governo tenciona reverter as decisões.
Existem já casos concretos decorrentes desta reavaliação.
A Universidade de Coimbra confirmou que, por indicação da AIMA, foi retirado o estatuto de proteção temporária a 37 dos seus estudantes que tinham sido acolhidos após fugirem da Ucrânia, embora a nacionalidade dos mesmos não tenha sido revelada. O jornal Público noticiou também o caso de três estudantes nigerianos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que se encontram na mesma situação.
Artigos
9Atualidade
Ver mais
Duas mulheres, com idades de 30 e 70 anos, ficaram feridas após uma colisão entre dois automóveis ter ocorrido junto à entrada da localidade de Enxames, no concelho do Fundão, esta tarde de terça-feira Fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, indicou que sofreram ferimentos ligeiros e que foram transportadas para o […] O conteúdo Colisão provoca dois feridos aparece primeiro em Beira Baixa TV.

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem de 40 anos, suspeito de ter provocado um incêndio numa instituição de solidariedade social situada em Arcozelo, concelho de Barcelos, na madrugada de sábado. A operação foi conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga, fora de flagrante delito, segundo informou a autoridade esta terça-feira. De […]

Dois militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Trofa prestaram auxílio, na manhã de 30 de outubro, a um casal de idosos cuja viatura ficou imobilizada devido a um pneu furado na Variante à EN14, que liga aquela região a Braga. O incidente ocorreu por volta das 11h00, quando os guardas Costa e Monteiro, do […]

A Capitania do Porto do Funchal veio informa ter sido recebida do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 1800 horas locais de 05 de Novembro, referente ao arquipélago da Madeira: O vento soprará de Oes-Sudoeste fresco (31-39 km/h) […]









