menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Nova Rota Estratégica: A Entrada da Turkish Airlines na Air Europa e o Saneamento Financeiro Pós-Pandemia

A Air Europa garantiu um novo rumo estratégico e financeiro ao concluir a venda de 26% do seu capital à Turkish Airlines por 300 milhões de euros. Esta operação não só põe fim a um longo período de incerteza sobre o futuro da companhia espanhola, como também lhe permite liquidar antecipadamente as dívidas contraídas durante a pandemia.
News ImageNews ImageNews Image

A Turkish Airlines tornou-se a segunda maior acionista da Air Europa, ao adquirir uma participação de 26% por 300 milhões de euros, numa operação que avalia a companhia aérea espanhola em cerca de 1.175 milhões de euros. A família Hidalgo, através da Globalia, mantém-se como acionista maioritária com aproximadamente 54%, enquanto o grupo IAG conserva a sua participação de 20%.

O acordo foi estruturado como um empréstimo convertível, que será trocado por ações assim que forem obtidas todas as aprovações regulamentares e de concorrência. Este negócio surge após várias tentativas frustradas de venda da Air Europa, incluindo negociações com o grupo IAG (proprietário da Iberia), que foram abandonadas devido a preocupações de concorrência por parte da Comissão Europeia, e o interesse manifestado por outras gigantes europeias como a Lufthansa e a Air France-KLM. A entrada da companhia turca acontece num momento em que outras companhias europeias expressaram preocupações sobre o crescimento da sua influência na Europa.

O encaixe financeiro permitiu à Air Europa antecipar em um ano o reembolso do empréstimo de 475 milhões de euros concedido pelo Estado espanhol (através da SEPI) durante a crise pandémica. A companhia conclui assim uma importante fase de desalavancagem financeira, tendo já liquidado anteriormente um outro empréstimo de 141 milhões. Segundo a empresa, o apoio estatal foi crucial para manter cerca de 4.000 postos de trabalho e criar mais de 600 novos empregos. Durante este período, a Air Europa pagou ao Estado mais de 97,2 milhões de euros em juros.

Paralelamente a este acordo estratégico, a colaboração entre as duas companhias estende-se à área da distribuição.

Foi anunciado que a plataforma TravelGEA passou a integrar o conteúdo NDC (New Distribution Capability) direto tanto da Air Europa como da Turkish Airlines, garantindo às agências de viagens associadas acesso a tarifas mais competitivas e a uma oferta mais completa.

Artigos

7

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa