Nova Rota Estratégica: A Entrada da Turkish Airlines na Air Europa e o Saneamento Financeiro Pós-Pandemia



A Turkish Airlines tornou-se a segunda maior acionista da Air Europa, ao adquirir uma participação de 26% por 300 milhões de euros, numa operação que avalia a companhia aérea espanhola em cerca de 1.175 milhões de euros. A família Hidalgo, através da Globalia, mantém-se como acionista maioritária com aproximadamente 54%, enquanto o grupo IAG conserva a sua participação de 20%.
O acordo foi estruturado como um empréstimo convertível, que será trocado por ações assim que forem obtidas todas as aprovações regulamentares e de concorrência. Este negócio surge após várias tentativas frustradas de venda da Air Europa, incluindo negociações com o grupo IAG (proprietário da Iberia), que foram abandonadas devido a preocupações de concorrência por parte da Comissão Europeia, e o interesse manifestado por outras gigantes europeias como a Lufthansa e a Air France-KLM. A entrada da companhia turca acontece num momento em que outras companhias europeias expressaram preocupações sobre o crescimento da sua influência na Europa.
O encaixe financeiro permitiu à Air Europa antecipar em um ano o reembolso do empréstimo de 475 milhões de euros concedido pelo Estado espanhol (através da SEPI) durante a crise pandémica. A companhia conclui assim uma importante fase de desalavancagem financeira, tendo já liquidado anteriormente um outro empréstimo de 141 milhões. Segundo a empresa, o apoio estatal foi crucial para manter cerca de 4.000 postos de trabalho e criar mais de 600 novos empregos. Durante este período, a Air Europa pagou ao Estado mais de 97,2 milhões de euros em juros.
Paralelamente a este acordo estratégico, a colaboração entre as duas companhias estende-se à área da distribuição.
Foi anunciado que a plataforma TravelGEA passou a integrar o conteúdo NDC (New Distribution Capability) direto tanto da Air Europa como da Turkish Airlines, garantindo às agências de viagens associadas acesso a tarifas mais competitivas e a uma oferta mais completa.
Artigos
7Economia
Ver mais
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, concluiu o processo de revisão para a simplificação dos investimentos da Região no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em total alinhamento com a estratégia nacional e com as orientações da Comissão Europeia. Segundo o Secretário Regional da […]

Estudo mostra que apenas 31, dos 308 municípios,registam um poder de compra acima da média.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu ontem, em Bruxelas, o reforço das políticas europeias para as Regiões Ultraperiféricas, sublinhando a importância de manter e ampliar o programa POSEI. Após a conferência, anunciou que enviará uma carta ao Presidente do Conselho Europeu, António Costa, a contestar a proposta da Comissão Europeia […]

Trabalhadores por conta de outrem ganharam em média mais 104 euros limpos no terceiro trimestre face há um ano.




