
Potenciais investimentos da Air France-KLM em Portugal



O presidente executivo da Air France-KLM, Ben Smith, admitiu a possibilidade de o grupo realizar novos investimentos em Portugal, destacando o interesse na instalação de uma unidade de manutenção, reparação e revisão de aeronaves (MRO). Smith considerou que "o ambiente de custos e de mão-de-obra qualificada em Portugal é muito atrativo", o que torna a criação de uma instalação do género "uma opção". O responsável lembrou que o grupo já possui unidades de manutenção noutros locais, como Marrocos e EUA, e que a sua frota inclui aviões similares aos da TAP. Para além da área de manutenção, Ben Smith abriu a porta ao reforço das operações da Transavia, companhia que pertence ao grupo, em aeroportos secundários, dando como exemplo concreto o Porto. Outra área de investimento direto em Portugal é o desenvolvimento de combustível sustentável de aviação (SAF), para o qual a Air France-KLM está atualmente à procura de um parceiro no país. Estas declarações surgem no contexto do processo de privatização da TAP, no qual a Air France-KLM já manifestou interesse, a par da Lufthansa e da IAG (dona da Ibéria e British Airways). O caderno de encargos da privatização prevê a alienação de até 44,9% do capital da companhia aérea, com 5% reservados aos trabalhadores. Questionado sobre a infraestrutura aeroportuária em Lisboa, Ben Smith reconheceu as limitações de capacidade, mas sugeriu que "existem formas de aumentar a eficiência sem construir de raiz um novo aeroporto", como através da operação com aviões de maior dimensão.
Artigos
8







Economia
Ver mais
John Elkann, presidente do conselho de administração da Ferrari e da Stellantis, está envolvido num impasse legal com a própria mãe, devido à herança do avô - Gianni Agnelli. Há novos desenvolvimentos.

O IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública anunciou hoje que vai emitir um montante inferior em dívida de curto prazo este ano face ao inicialmente previsto, enquanto as emissões de longo prazo previstas estão concluídas.

A Comissão Europeia aprovou hoje a aquisição do controlo exclusivo da marca de moda e alta-costura e outros produtos de luxo Givi Holding S.r.l (Versace) pela homóloga Prada S.p.A., ambas de Itália.

A “uberização” do transporte marítimo não é mito nem panaceia. É uma realidade em construção, fragmentada e desigual. Há vantagens claras, mas também riscos estruturais The post A “uberização” do transporte marítimo: mito, realidade ou inevitabilidade? first appeared on Transportes & Negócios.