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Potenciais investimentos da Air France-KLM em Portugal

O grupo Air France-KLM, um dos interessados na privatização da TAP, revelou potenciais planos de investimento em Portugal, que incluem a instalação de uma unidade de manutenção e o reforço de operações no Porto.
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O presidente executivo da Air France-KLM, Ben Smith, admitiu a possibilidade de o grupo realizar novos investimentos em Portugal, destacando o interesse na instalação de uma unidade de manutenção, reparação e revisão de aeronaves (MRO). Smith considerou que "o ambiente de custos e de mão-de-obra qualificada em Portugal é muito atrativo", o que torna a criação de uma instalação do género "uma opção". O responsável lembrou que o grupo já possui unidades de manutenção noutros locais, como Marrocos e EUA, e que a sua frota inclui aviões similares aos da TAP. Para além da área de manutenção, Ben Smith abriu a porta ao reforço das operações da Transavia, companhia que pertence ao grupo, em aeroportos secundários, dando como exemplo concreto o Porto. Outra área de investimento direto em Portugal é o desenvolvimento de combustível sustentável de aviação (SAF), para o qual a Air France-KLM está atualmente à procura de um parceiro no país. Estas declarações surgem no contexto do processo de privatização da TAP, no qual a Air France-KLM já manifestou interesse, a par da Lufthansa e da IAG (dona da Ibéria e British Airways). O caderno de encargos da privatização prevê a alienação de até 44,9% do capital da companhia aérea, com 5% reservados aos trabalhadores. Questionado sobre a infraestrutura aeroportuária em Lisboa, Ben Smith reconheceu as limitações de capacidade, mas sugeriu que "existem formas de aumentar a eficiência sem construir de raiz um novo aeroporto", como através da operação com aviões de maior dimensão.

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