
Potencial aquisição da TAP pela Air France-KLM



O presidente executivo da Air France-KLM, Ben Smith, admitiu o interesse do grupo numa potencial entrada no capital da TAP, sublinhando que a motivação é mais estratégica do que puramente financeira.
A condição principal para o avanço de um investimento é a obtenção do controlo sobre a gestão comercial da companhia aérea portuguesa. Smith explicou que, embora o controlo comercial exija tipicamente uma participação maioritária de 51% a 70%, o grupo está recetivo a analisar estruturas alternativas, desde que estas garantam a obtenção de sinergias e tornem a TAP mais competitiva no mercado.
Caso a privatização se concretize, a Air France-KLM planeia replicar o modelo aplicado na aquisição da KLM há 20 anos.
Este modelo prevê a manutenção da marca TAP, a continuidade do hub em Lisboa e a preservação dos postos de trabalho.
O grupo franco-neerlandês compromete-se ainda a adicionar novas rotas, aumentar o número de passageiros e investir na área da manutenção.
Os planos incluem também o crescimento das operações no Porto, com a possibilidade de utilizar a companhia Transavia para esse fim.
Relativamente a outros potenciais compradores, Ben Smith considera que uma eventual venda da TAP ao grupo IAG, proprietário da Iberia e da British Airways, enfrentaria sérias dificuldades. O CEO antecipa que seria "politicamente complicado" justificar em Portugal que os interesses da TAP seriam mais bem defendidos sob controlo da Iberia, e prevê também "dificuldades adicionais" do ponto de vista regulatório em Bruxelas.
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