Governo da Madeira pede intervenção do primeiro-ministro para garantir o abastecimento do arquipélago



O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, solicitaram ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, uma solução urgente para os problemas operacionais no Porto de Leixões. Em causa está a implementação de um novo sistema informático que está a provocar constrangimentos no despacho e na entrada de carga nos navios, ameaçando uma rutura na cadeia de abastecimento ao arquipélago num período crítico de final de ano.
Miguel Albuquerque classificou a situação como "inacreditável", "gravíssima e inaceitável", afirmando que nunca se viveu algo semelhante na Madeira.
O executivo madeirense expressou grande preocupação com as "ruturas graves" que os bloqueios em Leixões estão a causar, sublinhando a necessidade de uma intervenção para desbloquear a situação e garantir a normalidade no fornecimento de bens à região.
Em resposta ao apelo, o Governo da República assegurou que o abastecimento à Madeira por via marítima não será afetado. Os ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, garantiram ao secretário regional de Economia da Madeira que a situação deverá ficar resolvida até à manhã seguinte.















