Impasse Político nos EUA: O 'Shutdown' Mais Longo da História e a Esperança nas Urnas



A paralisação parcial dos serviços públicos nos Estados Unidos, conhecida como 'shutdown', tornou-se a mais longa de sempre na história norte-americana, alcançando 35 dias de duração.
Este novo recorde supera a marca anterior, que também foi estabelecida durante o governo de Trump, evidenciando um período de acentuada tensão política.
A paralisação não é isenta de consequências, acarretando custos económicos e humanos considerados elevados, com potenciais repercussões nos mercados financeiros.
Os efeitos do prolongado bloqueio governamental começam a ser sentidos de forma mais severa, atingindo particularmente as camadas mais pobres da população.
A situação ocorre num momento político determinante para os Estados Unidos, com a realização de várias eleições importantes durante a semana do impasse.
No entanto, surge uma perspetiva de resolução para o 'shutdown'. Uma vitória expressiva do Partido Democrata nas eleições é vista como uma possível saída para o bloqueio. Segundo o especialista em política norte-americana, Alexandre Martins, um triunfo democrata poderia forçar uma "mudança na situação do Partido Republicano, que terá de ir ao encontro das políticas exigidas pelo Partido Democrático", incluindo uma solução para terminar a paralisação do governo.
Artigos
11Mundo
Ver mais
EUA já tinham dito que contam com o apoio do Conselho de Segurança da ONU para um projeto que pretende uma força internacional de estabilização para a Faixa de Gaza, por, pelo menos, dois anos.

Ao longo desta sexta-feira, os chefes de Estado discursarão na plenária principal, seguindo uma ordem previamente estabelecida. O cardeal Pietro Parolin, que chefia a Delegação da Santa Sé deve falar na manhã desta sexta-feira. Leia tudo

Partido de Puigdemont vai vetar todas iniciativas legislativas do Governo no Parlamento.

Alemão de 44 anos condenado a prisão perpétua por assassinar 10 pacientes em tratamento paliativo.





