Sob Comando Luso: Operação Atalanta Resgata Navio e Tripulação de Piratas Somalis



O navio mercante MV Hellas Aphrodite foi libertado com sucesso após ter sido sequestrado por piratas no Oceano Índico, numa operação conduzida pela força naval da União Europeia (EUNAVFOR), a Operação Atalanta, que se encontra sob comando português.
A embarcação, com pavilhão de Malta e 24 tripulantes a bordo, foi abordada na passada quinta-feira por cinco indivíduos armados com espingardas e lança-granadas (RPG), a aproximadamente 600 milhas náuticas da costa da Somália, enquanto transportava uma carga de gasolina da Índia para a África do Sul. Após o alerta de pirataria, os meios da Operação Atalanta foram imediatamente mobilizados.
A intervenção culminou com a aproximação da fragata espanhola Victoria, que levou ao fim do sequestro e à libertação de toda a tripulação, sem que se registassem vítimas.
Esta ação decorre no âmbito da 51.ª rotação da Operação Atalanta, em curso entre outubro de 2025 e fevereiro de 2026, liderada pelo Comodoro português João Pedro Monteiro da Silva. A estrutura multinacional da força conta com a participação de 10 militares portugueses no Estado-Maior, juntamente com elementos da Armada Espanhola e da Marinha Militar Italiana. Com esta missão, Portugal reafirma o seu compromisso com a segurança marítima internacional e a proteção das rotas comerciais globais, demonstrando o empenho nacional no combate à pirataria e na garantia da liberdade de navegação.
Artigos
6Mundo
Ver mais
A presidência brasileira da conferência da ONU sobre o clima, a COP30, divulgou hoje uma carta aberta na qual se diz confiante de que é possível manter a meta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC (graus Celsius).

Israel anunciou hoje que o corpo entregue na véspera na Faixa de Gaza pelos movimentos islamistas palestinianos Hamas e Jihad Islâmica pertence ao israelo-argentino Lior Rudaeff, tendo, em troca, devolvido os corpos de 15 palestinianos.

Os EUA ultrapassaram hoje os 1.000 voos cancelados, pelo segundo dia consecutivo, devido à escassez de controladores aéreos provocada pelo encerramento do governo federal, que completa 39 dias.

A paralisação de controladores aéreos é a mais longa da história do país, e o Senado norte-americano vai permanecer em alerta ao longo do fim de semana com vista a chegar a um acordo com estes trabalhadores







