menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aluna de 10 anos representa Portugal na China em concurso de mandarim

Madalena Moutinho, de apenas 10 anos, será a primeira aluna portuguesa do ensino básico a representar o país no prestigiado concurso internacional de mandarim "Chinese Bridge", que se realiza em Pequim.
News ImageNews ImageNews Image

Madalena Moutinho, uma jovem estudante de 10 anos, vai representar Portugal no concurso internacional “Chinese Bridge”, uma competição mundial para estudantes de mandarim. O evento, que decorrerá em Pequim entre 16 e 26 de setembro, marca a primeira vez que Portugal participa com uma concorrente no escalão do ensino básico, um feito que enche de orgulho a família e a escola da jovem.

A participação de Madalena surge após as suas vitórias nas competições nacionais em 2023 e 2025, realizadas em Lisboa. A jovem, que frequenta o Agrupamento de Escolas Clara de Resende, no Porto, e estuda mandarim na escola Boya Xue Tang, em Vila do Conde, encara a competição com uma mistura de ansiedade e entusiasmo.

Independentemente do resultado, considera a viagem à China uma experiência única para se divertir e conhecer novas pessoas.

Para a competição, que inclui provas de proficiência e cultura, Madalena preparou um número de talento especial: uma dança tradicional chinesa, que será antecedida por uma apresentação oral em mandarim.

A sua preparação envolve ensaios, o estudo da língua e o consumo de conteúdos audiovisuais em chinês.

A professora, Sara Shi, descreve-a como uma aluna "muito inteligente" que "aprende depressa e fala como os chineses falam", vendo no concurso uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho da escola, que conta com cerca de 80 alunos.

O gosto de Madalena pela língua e cultura chinesas foi incentivado pelos pais, que trabalharam em Macau.

A mãe, Liliana Pires, que a acompanhará a Pequim, sublinha a importância de as crianças aprenderem várias línguas num mundo globalizado.

A jovem estudante já tem planos para o futuro, afirmando que aprender mandarim é "muito importante" e que ambiciona ser tradutora.

Artigos

5