
Campanha autárquica de Ana Abrunhosa em Coimbra



A candidata e antiga ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, antevê a vitória nas eleições para a Câmara de Coimbra, afirmando: "Não concebo outro desfecho que não seja a vitória".
Este otimismo, segundo a própria, resulta do "trabalho sério, comprometido e dedicado" realizado desde maio, em contacto direto com a população e as associações, e da criação de programas integrados com as juntas de freguesia.
A principal prioridade do seu programa é transformar Coimbra numa cidade capaz de atrair e reter os jovens. Abrunhosa lamenta que, apesar das suas excelentes instituições de ensino superior, o concelho não consiga fixar os cerca de 8.500 jovens que forma anualmente, devido à falta de condições adequadas.
Para reverter esta situação, a sua candidatura assenta em três pilares: habitação acessível, mais e melhor emprego, e melhor qualidade de vida.
No que diz respeito à habitação, promete assegurar mil fogos a custos acessíveis em quatro anos, através de construção pública, parcerias e da reintrodução no mercado de parte das quase oito mil habitações desocupadas. Para fomentar o emprego, propõe a criação de uma agência de inovação e investimento na Estação Nova, com o objetivo de atrair empresas de valor acrescentado e apoiar jovens empreendedores.
A candidata critica o atual presidente da Câmara, José Manuel Silva, por este comparar a sua proposta ao iParque, o que, na sua opinião, demonstra "pobreza nas ideias".
O programa de Abrunhosa inclui ainda a promoção de uma "programação cultural vibrante", a criação de corredores verdes, a renaturalização das margens do Mondego, a melhoria da limpeza urbana e a diminuição do trânsito. Além de Ana Abrunhosa (coligação PS/Livre/PAN), concorrem à presidência da Câmara Municipal o atual presidente José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra), Francisco Queirós (CDU), José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda), Maria Lencastre Portugal (Chega), Sancho Antunes (ADN) e Tiago Martins (Nova Direita).
Artigos
5




Política
Ver mais
PS vence novamente a Assembleia Municipal, mas desce oito pontos face a 2021. Direita ganha força no órgão deliberativo, obrigando os socialistas a negociarem para garantir estabilidade. O socialista João Couvaneiro será o próximo presidente da Assembleia Municipal de Almada, órgão onde o PS voltou a ser o partido mais votado nas eleições autárquicas […] O conteúdo João Couvaneiro é o próximo presidente da Assembleia Municipal de Almada aparece primeiro em Almadense.

Nas eleições autárquicas de 2025 em Oliveira do Hospital, o Partido Socialista (PS) voltou a O conteúdo PS vence em Oliveira do Hospital com maioria confortável aparece primeiro em Seia Digital.

Por outro lado, a coligação partidária que venceu as eleições fez uma campanha exemplar, bem planeada. O conteúdo Notas à margem da vitória eleitoral em Tomar aparece primeiro em Jornal O Templário.

Fernando Seara eleito presidente da Assembleia Municipal de Sintra Fernando Seara foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Sintra nas eleições autárquicas deste domingo. O candidato da coligação PSD/IL/PAN conquistou 31,95% dos votos, elegendo 11 mandatos, e superou por uma margem de 1.651 votos o socialista João Soares, candidato da coligação PS/LIVRE, que obteve 30,94% e igual número de mandatos. A terceira força política […] O conteúdo Fernando Seara eleito presidente da Assembleia Municipal de Sintra aparece primeiro em Correio de Sintra.