
Caos no Aeroporto de Lisboa com Novo Sistema de Controlo de Fronteiras



O novo sistema europeu de controlo de fronteiras (EES), que entrou em funcionamento no domingo em Portugal e noutros países do espaço Schengen, provocou longas filas e constrangimentos no Aeroporto de Lisboa. A situação atingiu um ponto crítico na terça-feira, com passageiros de países terceiros a enfrentarem esperas de mais de 90 minutos tanto nas partidas como nas chegadas, levando a PSP a classificar o dia como “crítico”. Esta situação contrastou com a avaliação inicial do Sistema de Segurança Interna (SSI), que na segunda-feira havia destacado o sucesso do arranque do sistema. As perturbações foram atribuídas ao aumento do tempo de processamento por passageiro exigido pelo novo sistema, conjugado com o elevado volume de voos extracomunitários na terça-feira, considerado o dia mais desafiante da semana.
João Ribeiro, diretor nacional-adjunto da PSP, salientou que esperas superiores a 90 minutos constituem um risco, podendo resultar em perdas e cancelamentos de voos.
A PSP indicou que, para dar uma resposta adequada, seria necessário duplicar os postos de controlo, algo inviável por falta de espaço físico no aeroporto. A gestora aeroportuária ANA – Aeroportos de Portugal manifestou preocupação, defendendo que os desafios técnicos não devem comprometer a garantia de um tempo máximo de espera. A ANA apontou ainda problemas no funcionamento de grande parte dos sistemas RAPID, de reconhecimento automático de passageiros, o que agravou a situação. A empresa garantiu estar a colaborar com as autoridades e a apoiar os passageiros com a distribuição de água e comida.
O novo sistema EES visa modernizar o controlo fronteiriço, substituindo os carimbos manuais nos passaportes por um registo eletrónico de entradas e saídas.
Este sistema, implementado em Portugal pelo SSI em articulação com a PSP, GNR e ANA, permite a deteção automática de estadias ilegais no espaço Schengen e a interoperabilidade com outras bases de dados europeias para reforçar a segurança.
Artigos
11










Economia
Ver mais
A Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu (TRAN) mantém o limite de três horas para a compensação por atrasos e garante o direito a uma peça de bagagem de mão gratuita. A Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu (TRAN) reforçou a proteção dos passageiros, mantendo o limite atual de...

A Barrocas & Associados está a preparar um processo judicial contra a Red Elétrica de Espanha aberta às empresas portuguesas que sofreram prejuízos durante o apagão elétrico de abril, disse à Lusa fonte da sociedade de advogados.

O Grupo CTS vai instalar em Viana do Castelo o seu maior e mais avançado campus de produção tecnológica na Europa, um investimento de grande dimensão que prevê a criação de cerca de 500 postos de trabalho diretos até ao primeiro trimestre de 2026. A nova unidade, com mais de 21 mil metros quadrados de […] O conteúdo Grupo CTS investe em megacampus tecnológico em Viana e vai criar 500 empregos qualificados aparece primeiro em Altominho.tv.
