
Ventura tem um fato preferido e uma data para um governo sombra



André Ventura, presidente do partido Chega, revelou em entrevista à CNN Portugal que está a ponderar uma candidatura à Presidência da República em 2026, embora a decisão final ainda não esteja tomada.
O líder partidário estabeleceu duas condições para avançar: sentir que nenhum dos outros candidatos representa os valores defendidos pelo seu partido e obter o consentimento do Chega para a sua candidatura, dadas as atuais circunstâncias parlamentares. Ventura sublinhou que nenhum dos candidatos já conhecidos agrada ao partido.
A entrevista ficou marcada por um confronto verbal com o comentador Filipe Santos Costa, após uma pergunta sobre xenofobia e racismo.
Ventura acusou o comentador de desrespeito para com o Chega, afirmando que este não respeita todos os partidos e os seus eleitores. O líder do Chega questionou a objetividade de Santos Costa, apelidando-o de "uma vergonha como comentador" e criticando a sua permanência na estação televisiva. A troca de acusações levou à intervenção dos jornalistas André Neto de Oliveira e Isaura Quevedo.
Para além da potencial candidatura presidencial, Ventura anunciou que o Chega irá apresentar um governo-sombra no dia 18 de setembro. Noutras notícias do partido, a distrital de Santarém do Chega anunciou o empresário Alexandre Costa como o seu candidato à presidência da Câmara Municipal de Rio Maior. Costa apresenta-se como um "cidadão de Rio Maior" e "um candidato do povo e para o povo", com o objetivo de "romper com o sistema" e dar voz aos que foram esquecidos.
Artigos
5




Política
Ver mais
Fogos? Governo promete "passos" para cumprir plano de prevenção a 30 anos
O Governo apontou hoje o Plano de Intervenção na Floresta para os próximos 30 anos, ainda por aprovar, como forma de prevenir incêndios com as dimensões dos que se têm registado, nomeadamente na Peneda-Gerês.

ANAC aplicou 1,98 milhões em coimas por voos fora de horários autorizados
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou quase dois milhões de euros em coimas por incumprimento do regime jurídico relativo às faixas horárias e restrições noturnas durante o primeiro semestre de 2025.

PSD de Óbidos mantém confiança política nos vereadores que entregaram pelouros
Na semana passada, os três vereadores renunciaram aos pelouros alegando não se reverem nas opções políticas do presidente, Filipe Daniel (PSD).
Pensionistas recebem nesta sexta-feira reforma com as novas tabelas do IRS
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Os pensionistas portugueses vão receber nesta sexta-feira a sua reforma já atualizada segundo as novas tabelas do IRS, que entram em vigor este mês. A atualização pretende ajustar o valor retido na fonte, refletindo as mudanças fiscais definidas para 2025. O Ministério das Finanças disponibilizou simulações para ajudar os pensionistas a entenderem como as alterações […] O Artigo Pensionistas recebem nesta sexta-feira reforma com as novas tabelas do IRS o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.