
Angola condecora Álvaro Cunhal, Almeida Santos e Melo Antunes



No contexto das celebrações dos 50 anos da sua independência, Angola irá distinguir um total de 759 personalidades nacionais e estrangeiras, bem como coletivos, cujas ações foram relevantes para a trajetória histórica do país. Segundo a agência de notícias angolana, Angop, as condecorações serão atribuídas pelo Presidente João Lourenço nos dias 29 e 30 de setembro, visando homenagear quem contribuiu para “a defesa da independência, da paz e do desenvolvimento”.
Entre os homenageados encontram-se seis figuras portuguesas.
A maioria das distinções será atribuída a título póstumo, nomeadamente ao líder histórico comunista Álvaro Cunhal, ao antigo dirigente socialista e ex-presidente da Assembleia da República António de Almeida Santos, e ao militar de Abril e ministro de vários governos provisórios, Ernesto Melo Antunes. Também serão condecorados postumamente o almirante António Rosa Coutinho, antigo presidente da Junta Governativa de Angola, e o dirigente comunista Sérgio Vilarigues.
O constitucionalista Vital Moreira será a única personalidade portuguesa a ser distinguida em vida nesta ocasião.
Moreira tem um percurso político que inclui passagens como deputado do Partido Comunista Português (PCP) e, posteriormente, como deputado e eurodeputado eleito pelo Partido Socialista (PS).
A atribuição destas condecorações sublinha o reconhecimento do Estado angolano ao papel desempenhado por estas figuras no processo de independência do país.
Artigos
4



Mundo
Ver mais
Tribunal russo condena à revelia membros da banda Pussy Riot à prisão
As cinco elementos da banda 'punk' russa estão, no entanto, fora do país.

Acusado de homicídio ao matar idosa em tentativa de suicídio falhada
Uma idosa italiana morreu hoje ao ser atingida no pátio de casa pelo corpo de um vizinho que se tentou suicidar, atirando-se da varanda do prédio, a 20 metros de altura, em Milão (norte do país).

Bruxelas apresenta em breve proposta para suspender acordo com Israel
A Comissão Europeia vai apresentar em breve uma proposta para suspender parcialmente o acordo de associação com Israel no que diz respeito a questões comerciais devido à ofensiva israelita em Gaza, foi hoje anunciado.

Sánchez elogia manifestantes que interromperam Volta a Espanha
O chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, reiterou hoje "profunda admiração pela sociedade civil espanhola, que se mobiliza contra a injustiça", um dia depois dos protestos pró-palestinianos em Madrid interromperem o final da Volta a Espanha.