menulogo
Notícias Agora
user
Close

Angola condecora Álvaro Cunhal, Almeida Santos e Melo Antunes

O Presidente de Angola, João Lourenço, vai condecorar seis personalidades portuguesas pelo seu contributo para a independência do país, no âmbito das comemorações dos 50 anos da soberania angolana.
News ImageNews ImageNews Image

No contexto das celebrações dos 50 anos da sua independência, Angola irá distinguir um total de 759 personalidades nacionais e estrangeiras, bem como coletivos, cujas ações foram relevantes para a trajetória histórica do país. Segundo a agência de notícias angolana, Angop, as condecorações serão atribuídas pelo Presidente João Lourenço nos dias 29 e 30 de setembro, visando homenagear quem contribuiu para “a defesa da independência, da paz e do desenvolvimento”.

Entre os homenageados encontram-se seis figuras portuguesas.

A maioria das distinções será atribuída a título póstumo, nomeadamente ao líder histórico comunista Álvaro Cunhal, ao antigo dirigente socialista e ex-presidente da Assembleia da República António de Almeida Santos, e ao militar de Abril e ministro de vários governos provisórios, Ernesto Melo Antunes. Também serão condecorados postumamente o almirante António Rosa Coutinho, antigo presidente da Junta Governativa de Angola, e o dirigente comunista Sérgio Vilarigues.

O constitucionalista Vital Moreira será a única personalidade portuguesa a ser distinguida em vida nesta ocasião.

Moreira tem um percurso político que inclui passagens como deputado do Partido Comunista Português (PCP) e, posteriormente, como deputado e eurodeputado eleito pelo Partido Socialista (PS).

A atribuição destas condecorações sublinha o reconhecimento do Estado angolano ao papel desempenhado por estas figuras no processo de independência do país.

Artigos

4
categoryVer categoria completa