menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Angola e Cabo Verde passam a necessitar de caução para vistos dos EUA

A administração norte-americana anunciou que os cidadãos de Angola e Cabo Verde que pretendam viajar para os EUA com vistos de turismo ou negócios terão de prestar uma caução que pode chegar aos 15.000 dólares.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A partir de 21 de janeiro de 2026, os cidadãos de Angola e Cabo Verde que solicitem vistos de negócios ou turismo (B1/B2) para os Estados Unidos da América (EUA) terão de prestar uma caução que pode atingir os 15.000 dólares (cerca de 12.800 euros). A medida foi anunciada pela administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, e insere-se numa política de endurecimento dos requisitos de entrada no país.

O montante exato da caução, que pode variar entre 5.000 e 15.000 dólares, será determinado por um funcionário consular durante a entrevista para o visto.

Segundo as autoridades, o valor será reembolsado caso o visto seja recusado ou se o titular cumprir todas as condições da sua estadia e abandonar os EUA antes do termo do período autorizado. O pagamento da caução, no entanto, não garante a concessão do visto, e os vistos B1/B2 que já foram emitidos mantêm-se válidos.

Com esta atualização, Angola e Cabo Verde juntam-se a uma lista de 38 países sujeitos a esta exigência. A lista já incluía outros países africanos de língua oficial portuguesa, como a Guiné-Bissau, desde 1 de janeiro de 2026, e São Tomé e Príncipe, desde 23 de outubro de 2025.

As autoridades norte-americanas defendem que a medida é eficaz para garantir que os cidadãos dos países visados não permanecem nos EUA para além do prazo permitido pelo visto. Para Cabo Verde, a medida tem um impacto particular, dado que os EUA são um dos principais destinos da sua diáspora. As remessas dos emigrantes são um pilar da economia cabo-verdiana, tendo atingido um recorde de 278 milhões de euros em 2024, com cerca de um terço desse valor a provir dos EUA.

Adicionalmente, a seleção nacional de futebol do arquipélago tem prevista a sua primeira participação num Campeonato do Mundo, que se realizará em solo norte-americano.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones