
Requisitos para Belém: Cavaco Silva define perfil e António Filipe responde



O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, publicou um artigo de opinião no jornal Expresso no qual enumera um conjunto de "qualificações específicas" que considera necessárias para o cargo de Chefe de Estado. No texto, Cavaco Silva aconselha os eleitores a não votarem em candidatos que não possuam estas competências, independentemente de outros méritos que possam ter noutros domínios.
As três características que considera essenciais são a experiência política, o conhecimento do funcionamento das instituições e a coragem política.
Para além destes pontos, o antigo presidente detalhou outras regras e procedimentos que descreveu como "verdadeiros pilares do exercício das funções de um qualquer digno Presidente".
Entre estes, contam-se o respeito pela Constituição, a defesa da estabilidade política, a isenção e independência face aos partidos e às tensões entre governo e oposição, a sobriedade, o não alimentar de intrigas políticas e o falar "verdade aos portugueses".
Cavaco Silva considera que o respeito por estas regras é uma condição necessária, mas não suficiente, para a defesa dos interesses nacionais.
A resposta a este artigo surgiu por parte de António Filipe, candidato presidencial apoiado pelo PCP.
Durante uma manifestação da CGTP-IN em Lisboa contra a reforma laboral, o candidato declarou aos jornalistas que, embora não tenha sido aluno de Cavaco Silva nem se identifique com a forma como este exerceu os seus mandatos, reviu-se no diagnóstico feito pelo ex-Presidente.
António Filipe afirmou de forma clara que, tendo em conta as três características essenciais apontadas — experiência política, conhecimento do funcionamento das instituições e coragem política —, considera reunir "todos esses requisitos".
Deste modo, o candidato posiciona-se como uma escolha que se enquadra no perfil traçado por Aníbal Cavaco Silva para as próximas eleições presidenciais.
Artigos
9








Política
Ver mais
Impasse no PDM: PS trava proposta da CDU em Palmela
Palmela continua sem PDM aprovado. PS volta a chumbar proposta da CDU e acusa executivo de não dar resposta ao futuro do concelho. O conteúdo Impasse no PDM: PS trava proposta da CDU em Palmela aparece primeiro em Jornal Concelho de Palmela.

Carneiro traça linha vermelha no OE2026: alterações laborais são para riscar
Em campanha na Covilhã, o secretário-geral do PS não esqueceu a discussão do que será o Orçamento do Estado para 2026. Nada de alterações nas lei laborais, na Saúde e na Segurança Social.

PS trava novamente proposta da CDU para o PDM de Palmela
Palmela continua sem PDM aprovado. PS volta a chumbar proposta da CDU e acusa falta de diálogo e visão estratégica. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PS trava novamente proposta da CDU para o PDM de Palmela

BE aprova apoio a candidatura de Catarina Martins à Presidência da República
O Bloco de Esquerda (BE) anunciou este domingo o apoio à candidatura de Catarina Martins à Presidência da República, com o objetivo de mobilizar a esquerda nestas eleições.