António Filipe e António José Seguro confrontaram-se em debate para as eleições presidenciais



No âmbito da campanha para as eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026, os candidatos António Filipe (apoiado pelo PCP) e António José Seguro (apoiado pelo PS) enfrentaram-se num debate transmitido pela TVI e moderado por José Alberto Carvalho.
Este foi um dos 28 debates programados para a corrida presidencial, ocorrendo numa fase em que restavam apenas dois confrontos para o final do ciclo.
Após o evento, a prestação dos candidatos foi alvo de análise e avaliação por parte de comentadores de diversos órgãos de comunicação social.
Na SIC, Miguel Prata Roque, José Gomes Ferreira e Martim Silva analisaram o debate, enquanto na CNN Portugal, Margarida Davim, Nuno Santos, João Marcelino e Helena Costa pontuaram o desempenho de cada candidato.
O comentador Rui Calafate, da CNN Portugal, descreveu o embate como “o debate do apelo ao voto útil contra o anti voto útil”.
Paralelamente às análises de opinião, o jornal Expresso realizou uma verificação de factos a algumas das afirmações proferidas durante o debate. Foram escolhidas duas frases de António Filipe e uma de António José Seguro para escrutínio. A verificação concluiu que António Filipe não foi rigoroso numa acusação dirigida a Seguro, na qual afirmava que o candidato apoiado pelo PS tinha "ficado em cima do muro" relativamente a uma greve geral.
















