
Apelo de Guterres por Ação Coordenada contra Crise Global



Em vésperas da 80.ª Assembleia-Geral da ONU, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, emitiu um forte apelo aos líderes mundiais, sublinhando a necessidade de uma “ação urgente e coordenada” para lidar com o que descreveu como uma “crise global”.
Este alerta foi feito no contexto de um cenário internacional que considera preocupante.
Numa entrevista a Melissa Fleming, subsecretária-geral de Comunicações Globais da UNTV, Guterres detalhou as múltiplas facetas desta crise.
Segundo o Secretário-Geral, o panorama mundial é atualmente definido por uma perigosa combinação de conflitos, acentuadas divisões geopolíticas e uma crescente desigualdade.
Estes elementos, em conjunto, criam um ambiente de instabilidade e dificultam a cooperação entre as nações para resolver problemas comuns.
Para além destes desafios, António Guterres manifestou particular preocupação com o “sentimento de impunidade” que parece prevalecer entre alguns países.
Esta perceção de que certas nações podem agir à margem das normas internacionais sem enfrentar consequências mina a confiança no sistema multilateral.
O seu apelo visa, assim, mobilizar a comunidade internacional para encontrar soluções conjuntas e reafirmar os princípios da cooperação, considerando a ação coletiva como a única via para superar os desafios prementes que o mundo enfrenta.
Artigos
7






Mundo
Ver mais
Resgatados 50 migrantes à deriva a cerca de 100 quilómetros de Lanzarote
Um grupo de 50 imigrantes de origem magrebina, 49 homens e uma mulher, foi resgatado após ficar à deriva no mar a quase 100 quilómetros de Arrecife de Lanzarote numa lancha pneumática.

Presidente de transição da Síria participará na Assembleia Geral da ONU
O presidente de transição da Síria, Ahmad al-Sharaa, partiu hoje para os Estados Unidos, onde deverá intervir na 80.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, anunciou a televisão estatal síria.

Aeroporto de Bruxelas continua com perturbações devido a ciberataque
O aeroporto de Bruxelas manteve hoje perturbações significativas no tráfego aéreo devido ao ciberataque registado na sexta-feira, com o cancelamento de 44 partidas e 28 chegadas, disse uma porta-voz da infraestrutura.

Papa lamenta "indiferença" perante a violência que ameaça povos inteiros
O Papa Leão XIV lamentou hoje que povos inteiros se vejam confrontados com a violência e com uma "indiferença vergonhosa", que os abandona a "um destino de miséria".