menulogo
Notícias Agora
user
Cultura e Entretenimento Sexta-feira, Agosto 8

António Reis & Margarida Cordeiro – todos os filmes, no Ideal, de 7 a 12 Agosto

O verão de 2025 em Portugal apresenta-se rico em eventos cinematográficos, com uma oferta diversificada que vai desde festivais internacionais a ciclos de cinema ao ar livre e retrospectivas de autores consagrados.
News ImageNews ImageNews Image

A agenda cultural de verão em Portugal destaca-se por uma programação cinematográfica eclética, que abrange festivais, exibições ao ar livre e ciclos de homenagem. No panorama dos festivais, a 29.ª edição do AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia exibe, a partir de 23 de julho, 75 filmes inéditos no país, dos quais 38 são estreias mundiais. O evento comemora também os 500 anos de Vasco da Gama e os 80 anos do primeiro cineclube português. Entretanto, a 33.ª edição do Curtas Vila do Conde já anunciou os seus vencedores, com o Grande Prémio a ser atribuído ao filme romeno “Alișveriș”, que se qualifica para os Óscares® de 2026. Na competição nacional, “Sol Menor”, de André Silva Santos, foi distinguido como Melhor Filme e será o candidato português aos European Film Awards 2026.

As iniciativas de cinema ao ar livre marcam presença em várias localidades. Em Vila Real de Santo António, o projeto “Cinema na Rua” promove sessões gratuitas de cinema internacional contemporâneo nas três freguesias do concelho, entre 23 de julho e 27 de agosto. A programação inclui obras aclamadas como “Flow – À Deriva” e a presença da realizadora Catherine Breillat. No Algarve, a “Festa do Cinema ao Ar Livre”, organizada pelo Cineclube de Faro, regressa aos claustros do Museu Municipal de 22 de julho a 29 de agosto, combinando curtas-metragens de animação portuguesas com longas-metragens internacionais recentes.

Em Lisboa, o Cinema Ideal dedica uma semana, de 7 a 12 de agosto, à obra completa dos cineastas António Reis e Margarida Cordeiro. Pela primeira vez, os seus filmes, agora integralmente digitalizados pela Cinemateca, serão exibidos na capital fora da instituição. Esta retrospectiva visa dar a conhecer a obra de uma das duplas mais marcantes do cinema português, conhecida pela sua abordagem à região de Trás-os-Montes. A nível internacional, o Festival de Veneza de 2025 também gera expectativa, prometendo uma edição com grandes estrelas e filmes como “Frankenstein” e “Bugonia”.

Artigos

8

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close