menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Anutin Charnvirakul Eleito Primeiro-Ministro da Tailândia

O parlamento tailandês elegeu o conservador Anutin Charnvirakul como o 32.º primeiro-ministro do país, o terceiro a ocupar o cargo em apenas dois anos, num cenário de instabilidade política.
News ImageNews ImageNews Image

Anutin Charnvirakul, líder da formação Bhumjaithai, foi eleito o novo primeiro-ministro da Tailândia, uma semana após a destituição de Paetongtarn Shinawatra.

A eleição de Charnvirakul foi possível graças ao apoio do reformista Partido do Povo (PP), que detém a maior representação parlamentar, garantindo-lhe mais de 247 votos na câmara de 492 deputados.

A agora ex-primeira-ministra foi destituída devido à divulgação de uma conversa em que criticava um general pela gestão da disputa territorial com o Camboja.

O seu governo tentou adiar a votação para dissolver o parlamento, mas o pedido foi rejeitado.

O apoio do Partido do Povo a Anutin Charnvirakul está condicionado ao compromisso de convocar novas eleições dentro de quatro meses, período durante o qual a formação reformista permanecerá na oposição. A eleição ocorreu num momento de tensão política, marcado também pela saída do país de Thaksin Shinawatra, pai da ex-primeira-ministra e antigo chefe de governo entre 2001 e 2006. Thaksin partiu para o Dubai dias antes de uma audiência judicial que poderia resultar numa nova pena de prisão, gerando especulação sobre uma nova fuga, embora este tenha afirmado que se tratava de uma viagem para exames médicos.

Com 58 anos, Anutin Charnvirakul é uma figura conhecida na política tailandesa, tendo sido ministro do Interior e da Saúde.

É conhecido por ter defendido a descriminalização do uso de canábis para fins medicinais. Herdeiro de uma fortuna familiar proveniente de uma empresa de construção civil que assegurou grandes contratos públicos, como a construção do principal aeroporto de Banguecoque e do edifício do parlamento, Charnvirakul faz parte de uma dinastia de elites políticas e económicas, tal como a sua antecessora.

Descrito como um "camaleão político", Charnvirakul estudou engenharia industrial em Nova Iorque e entrou na política por volta dos trinta anos.

Entre 2019 e 2025, serviu como vice-primeiro-ministro de três chefes de governo. Apesar da sua fortuna, procura projetar uma imagem de homem do povo, sendo apelidado de "Noo" ("rato" em tailandês).

Nas redes sociais, apresenta-se a cozinhar ou a tocar saxofone, sendo também piloto amador.

Artigos

6
categoryVer categoria completa