O Ano Numa Palavra: 'Apagão' Reflete a Vulnerabilidade Coletiva



“Apagão” foi eleita a Palavra do Ano de 2025, vencendo a iniciativa anual promovida pela Porto Editora com uma margem expressiva.
A palavra recolheu 41,5% (um dos artigos refere 41,4%) dos “milhares de votos” dos participantes, refletindo o impacto significativo que a falha no fornecimento elétrico na Península Ibérica, ocorrida em abril, teve na vida da população, que se viu privada de acesso a transportes, comunicações e outros serviços básicos. Em segundo lugar na votação ficou “imigração”, com 22,2% dos votos, seguida por “flotilha”, com 8%.
A lista de dez finalistas incluía ainda os termos “Agente (IA)” (6,4%), “fogos” (5,5%), “eleições” (5,3%), “perceção” (4,3%), “elevador” (4%), “tarefeiro” (1,9%) e “moderado” (0,9%).
A seleção das finalistas baseou-se em mais de 6.500 sugestões de utilizadores, nas palavras mais pesquisadas no dicionário Infopédia e na observação da língua portuguesa nos meios de comunicação. A votação decorreu online entre 3 e 30 de novembro.
Uma novidade na edição deste ano permitiu que os votantes justificassem a sua escolha. Segundo a Porto Editora, os participantes descreveram o “apagão” como um “acontecimento histórico” e o “momento mais marcante do ano”, que aliou sentimentos de “incerteza e aflição” a uma “lição de vida” e à “possibilidade de desconectar”. O número total de votantes não foi especificado pela editora.
“Apagão” sucede a “Liberdade”, a palavra vencedora no ano anterior, que assinalou os 50 anos do 25 de Abril.
Outras palavras eleitas em anos anteriores incluem “professor” (2023), “guerra” (2022), “vacina” (2021), “saudade” (2020), “violência doméstica” (2019), “enfermeiro” (2018) e “incêndios” (2017), ilustrando como a escolha reflete as preocupações e os acontecimentos de cada ano.















