Duplo Alerta da APAV: A Ética na Comunicação Social e o Aumento da Violência Filial



Na sequência de dois casos mediáticos de violência filial ocorridos em Portugal, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) emitiu um conjunto de recomendações dirigidas aos jornalistas, apelando à ética e à responsabilidade social na cobertura de crimes.
Cíntia Silva, criminóloga da APAV, sublinhou a necessidade de proteger a dignidade, a privacidade e a vontade das vítimas, evitando a sua vitimação secundária — que ocorre quando estas são forçadas a reviver o trauma.
A organização destaca que os órgãos de comunicação social têm um papel crucial na perceção social do crime e no sentimento de segurança da população.
A APAV defende que o julgamento social deve ser minimizado, uma vez que a justiça deve ser feita nos tribunais e não nas redes sociais ou nos media. As recomendações incluem o respeito pela vida privada das vítimas, mesmo quando estas decidem partilhar o seu testemunho, que deve ser sempre voluntário e recolhido em ambientes seguros.
É igualmente fundamental respeitar o princípio da presunção de inocência dos arguidos até à sentença transitada em julgado e evitar juízos de valor.
Paralelamente a este apelo, a associação revelou dados preocupantes sobre a violência filial.
Entre 2022 e 2024, a APAV registou mais de 2.800 pedidos de ajuda de pais agredidos pelos filhos, o que representa um aumento de 27,1% em comparação com o período anterior. Só em 2024, foram apoiadas 1.036 vítimas, sendo muitas situações enquadradas no crime de violência doméstica.
Embora a rede especializada Hope, criada em 2013, tenha registado apenas um caso de homicídio de pais por filhos, a tendência geral aponta para um crescimento da violência física e psicológica.
Entre os motivos apontados para este fenómeno estão conflitos financeiros, consumo de substâncias e perturbações mentais.
No caso dos agressores mais jovens, a exposição precoce à violência e à tecnologia são também considerados fatores de risco com impacto nestas situações.
Artigos
7Atualidade
Ver mais
Um novo estudo internacional sugere que a exposição à poluição atmosférica durante a gravidez pode estar associada a um aumento do risco de autismo nas crianças, mas cientistas pedem cautela!

ULS Cova da Beira realiza cirurgias pioneiras no Centro de Referência de Punho e Mão O Centro de Referência Integrado de Punho e Mão (CRI-PM) da ULS da Cova da Beira realizou, a 17 de outubro, um dia de atividade clínica considerado pioneiro em Portugal, com a execução de várias cirurgias diferenciadas e procedimentos minimamente […] O conteúdo ULS Cova da Beira realiza cirurgias pioneiras no Centro de Referência de Punho e aparece primeiro em Beira Baixa TV.

A Escola Secundária de Felgueiras não abriu esta sexta-feira devido à greve da Função Pública decretada pelos sindicatos. Devido à adesão, aquele estabelecimento de ensino não reunia condições para receber os alunos. Os funcionários públicos fazem, esta sexta-feira, uma paralisação em protesto pelo aumento dos salários e pela valorização das carreiras. Escolas fechadas e serviços públicos indisponíveis são os […] O conteúdo Greve Função Pública: Secundária de Felgueiras fechada aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Tribunal da Relação de Évora determinou a manutenção em detenção de duas mulheres de 33 e 32 anos, capturadas pela Polícia Judiciária e procuradas pelas autoridades brasileiras por associação criminosa e burla qualificada. As suspeitas, ouvidas no âmbito do processo de extradição, consentiram a entrega ao Brasil, mas permanecerão presas enquanto se cumprem as […] O Artigo Detenção preventiva em Évora de duas mulheres até à extradição para o Brasil por burla qualificada o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.



