menulogo
Notícias Agora
user
Close

Apenas metade dos candidatos à 2.ª fase ficou colocada no ensino superior

Apenas metade dos candidatos à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior conseguiu colocação, num ano marcado por uma quebra significativa de estudantes e pela preocupação do Governo.
News ImageNews ImageNews Image

Na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNAES) foram colocados 8.824 estudantes, o que corresponde a cerca de metade dos 17.114 candidatos. Embora este número de colocações represente um aumento de 10% face à mesma fase de 2024, o número total de candidatos diminuiu em 2.696 pessoas em comparação com o ano anterior, para o qual se tinham inscrito 19.810 jovens. Esta tendência de quebra no número de candidatos já se tinha verificado na primeira fase do concurso, que registou menos 12,1% de estudantes colocados em relação ao ano transacto. Somando os resultados das duas fases, as instituições públicas de ensino superior contam agora com pouco mais de 52 mil novos alunos, o que representa uma diminuição de quase cinco mil estudantes em relação ao total do ano anterior. O ministro da Educação, Ciência e Inovação considerou a diminuição de alunos “preocupante”, atribuindo-a à “mudança das regras dos exames”.

As novas diretrizes tornaram obrigatória a realização de três provas nacionais para a conclusão do 12.º ano e um mínimo de duas para a candidatura ao ensino superior. O governante recusou alterar as regras de imediato, mas admitiu a possibilidade de uma futura “grande discussão nacional” para repensar o modelo, reconhecendo o impacto negativo desta quebra de alunos em instituições do interior do país. Para os estudantes que não conseguiram vaga, segue-se uma terceira fase de candidaturas, que decorrerá entre 23 e 25 de setembro. As vagas sobrantes para esta fase serão divulgadas no dia 22 de setembro.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa