
Apenas metade dos candidatos à 2.ª fase ficou colocada no ensino superior



Na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNAES) foram colocados 8.824 estudantes, o que corresponde a cerca de metade dos 17.114 candidatos. Embora este número de colocações represente um aumento de 10% face à mesma fase de 2024, o número total de candidatos diminuiu em 2.696 pessoas em comparação com o ano anterior, para o qual se tinham inscrito 19.810 jovens. Esta tendência de quebra no número de candidatos já se tinha verificado na primeira fase do concurso, que registou menos 12,1% de estudantes colocados em relação ao ano transacto. Somando os resultados das duas fases, as instituições públicas de ensino superior contam agora com pouco mais de 52 mil novos alunos, o que representa uma diminuição de quase cinco mil estudantes em relação ao total do ano anterior. O ministro da Educação, Ciência e Inovação considerou a diminuição de alunos “preocupante”, atribuindo-a à “mudança das regras dos exames”.
As novas diretrizes tornaram obrigatória a realização de três provas nacionais para a conclusão do 12.º ano e um mínimo de duas para a candidatura ao ensino superior. O governante recusou alterar as regras de imediato, mas admitiu a possibilidade de uma futura “grande discussão nacional” para repensar o modelo, reconhecendo o impacto negativo desta quebra de alunos em instituições do interior do país. Para os estudantes que não conseguiram vaga, segue-se uma terceira fase de candidaturas, que decorrerá entre 23 e 25 de setembro. As vagas sobrantes para esta fase serão divulgadas no dia 22 de setembro.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Bastonário critica falta de plano para evitar fecho da urgência em Almada
O bastonário dos médicos criticou hoje a falta de um plano de reserva para evitar o encerramento da urgência obstétrica em Almada e defendeu que, se houver falha deontológica dos médicos ausentes, o caso deve ser comunicado à Ordem.

Três feridos numa corrida de carros em Vila do Conde
Uma corrida de carros em Vila do Conde provocou três feridos, dois graves e um ligeiro depois de um dos carros em competição se ter despistado.

Despiste causa ferimentos em motociclista
Um motociclista ficou ferido na sequência de um despiste em Caramos, Felgueiras. O alerta foi dado pelas 12h10 deste domingo. Os Bombeiros Voluntários da Lixa estoveram no local nas operações de socorro e transportaram a vítima, com ferimentos aparentemente não graves ao Hospital. A GNR esteve no local O conteúdo Despiste causa ferimentos em motociclista aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Hospital Garcia de Orta sem médicos para Ginecologia e Obstetrícia e bloco de partos
Não há médicos para assegurar o funcionamento da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital Garcia de Orta, em Almada. Agrava-se a falta de resposta a grávidas e mulheres na Margem Sul do Tejo, já que com as maternidades do Barreiro e Setúbal fechadas Almada é a alternativa.