UE reforça apoio à Ucrânia com 19.º pacote de sanções e destaca papel de António Costa



O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, anunciou esta quinta-feira a aprovação do 19.º pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia. A medida reafirma a posição do bloco europeu de apoiar a Ucrânia “durante o tempo que for necessário” no contexto do conflito em curso.
Ao lado de António Costa durante o anúncio, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a nova iniciativa europeia.
Zelensky admitiu a possibilidade de se alcançar um cessar-fogo, mas sublinhou que, para tal, é fundamental intensificar a pressão sobre a Rússia. Apesar desta condição, o líder ucraniano mostrou-se otimista quanto à hipótese de se conseguir um acordo de paz.
O papel de António Costa na gestão das relações entre a União Europeia e a Ucrânia foi destacado pela comentadora da CNN Portugal, Cátia Moreira de Carvalho. A comentadora sublinhou a importância do Presidente do Conselho Europeu neste processo e sugeriu que este deveria ser “chamado mais vezes para a mesa de negociações do acordo de paz” entre os dois países, evidenciando a sua influência na diplomacia europeia.
Artigos
5Mundo
Ver mais
Flores desabrocharam num dos lugares mais secos do mundo, o Deserto do Atacama, no Chile, noticiou a Associated Press (AP). "O deserto não polar (regiões sem gelo) mais seco da Terra, com uma média de cerca de dois milímetros de chuva por ano, foi uma explosão de cores esta semana, após as chuvas torrenciais invulgares durante os meses de inverno do Hemisfério Sul, que encharcaram o solo e as terras altas do deserto", refere a AP. O rosa-choque e o roxo são as cores da maioria das flores silvest

Confrontos entre a Tailândia e o Camboja, em julho, na fronteira comum, cujo traçado ambos contestam, causaram mais de 40 mortos e centenas de milhares de deslocados.

Líder norte-americano visitará a Malásia, o Japão e a Coreia do Sul e é provável que se encontre com o Presidente chinês.

Timor-Leste é o 11.º Estado-membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático, após um longo processo negocial, congratulou-se o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.








