A Crise do Cacau: Da Volatilidade dos Preços à Reengenharia do Chocolate



Depois de subidas de preço consideradas “estrondosas”, o cacau encontra-se agora “em crise”.
Esta volatilidade está a criar um cenário de contrastes no mercado: enquanto os produtores desta matéria-prima agrícola veem os seus rendimentos diminuir, as empresas de chocolate parecem estar a beneficiar da situação. De acordo com os artigos, a batata e o sumo de laranja juntam-se ao cacau no pódio das maiores quedas de preço registadas este ano.
As repercussões desta crise já são visíveis nos produtos finais, servindo como um “sério aviso sobre o futuro do chocolate”.
Um exemplo notório vem do Reino Unido, onde as famosas bolachas Club e Penguin, da marca McVitie's, tiveram a sua receita alterada.
A quantidade de cacau foi reduzida a tal ponto que, legalmente, já não podem ser consideradas bolachas de chocolate, um desenvolvimento que é comparado a um cenário hipotético em que a Nocilla alterasse a sua fórmula icónica.
Apesar das dificuldades no setor da produção e das alterações nos produtos, o apreço pelo chocolate e seus derivados permanece.
Prova disso é a celebração do 11.º aniversário da chocolataria “Pedaços de Cacau”, localizada em Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia, fundada por Raquel Lima. A comemoração do aniversário da loja, com um evento especial para clientes e parceiros, demonstra a contínua relevância cultural e comercial do chocolate, assim como o interesse do público em receitas de bolo de chocolate, sugeridas como um conforto para a chegada do outono.
Artigos
8Economia
Ver mais
No dia 13 de novembro, a Batalha recebe o evento de apresentação oficial dos primeiros centros acreditados pelo projeto Peça Verde, promovido pela ANCAV. Em entrevista à Green Savers, Vítor Pereira, presidente da entidade representativa de Centros de Abate de Veículos (CAV) em Portugal, diz que este momento "simboliza a materialização de um projeto que a associação sempre considerou essencial para a credibilização e modernização do setor”.

A recém-nomeada secretária-geral da ONU Turismo destacou, ontem, a importância de gerir o crescimento do turismo mundial através de ferramentas inovadoras e sustentáveis, como a inteligência artificial, que permitem regular os fluxos de visitantes para evitar a massificação. Durante uma conferência de imprensa realizada por ocasião da 26.ª Assembleia Geral desta agência das Nações Unidas, que terminará esta terça-feira em Riade, Shaikha Al Nowais assinalou que o aumento de visitantes em destino

Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.







