menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Gigantes Tecnológicas Redefinem Limites: O Clube dos Quatro Biliões de Dólares

As gigantes tecnológicas Apple e Microsoft atingiram um marco histórico ao superarem os quatro biliões de dólares em valor de mercado, juntando-se à Nvidia num panteão de elite que demonstra o poderio do setor.
News ImageNews ImageNews Image

A sessão bolsista de terça-feira marcou a entrada da Apple e o regresso da Microsoft ao exclusivo clube de empresas com uma capitalização bolsista superior a quatro biliões de dólares. As duas juntam-se à Nvidia, que foi a primeira a atingir esta fasquia e se mantém como a empresa mais valiosa do mundo, com uma avaliação superior a 4,6 biliões de dólares. Para a Apple, que se estreia neste patamar, o impulso foi dado pelo sucesso de vendas do novo iPhone 17, lançado em setembro, que está a vender melhor do que os modelos anteriores.

A confiança dos investidores refletiu-se numa valorização de 25% das ações nos últimos três meses, com a empresa a preparar-se para apresentar os seus resultados trimestrais na quinta-feira.

Analistas, como Samik Chatterjee do JPMorgan, mostram-se otimistas, apontando para um preço-alvo de 268 dólares por ação. A Microsoft, por sua vez, regressou a este nível de avaliação, que já tinha atingido brevemente em julho, impulsionada pela finalização de um novo acordo com a OpenAI, a criadora do ChatGPT.

A fabricante do Windows passa a controlar uma posição de 27% na startup e garante acesso à sua tecnologia até 2032.

Em contrapartida, a OpenAI ganha maior liberdade operacional, embora se tenha comprometido a comprar um valor adicional de 250 mil milhões de dólares em serviços da Azure.

A notícia surge na véspera da apresentação dos resultados trimestrais da Microsoft.

A demonstrar a sua força financeira, a Nvidia também protagonizou um movimento estratégico ao anunciar um investimento de mil milhões de dólares na Nokia. A parceria visa o desenvolvimento de tecnologias 6G e de inteligência artificial, e a notícia provocou uma subida de até 28% nas ações da fabricante finlandesa.

Artigos

9

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa