Gigantes Tecnológicas Redefinem Limites: O Clube dos Quatro Biliões de Dólares



A sessão bolsista de terça-feira marcou a entrada da Apple e o regresso da Microsoft ao exclusivo clube de empresas com uma capitalização bolsista superior a quatro biliões de dólares. As duas juntam-se à Nvidia, que foi a primeira a atingir esta fasquia e se mantém como a empresa mais valiosa do mundo, com uma avaliação superior a 4,6 biliões de dólares. Para a Apple, que se estreia neste patamar, o impulso foi dado pelo sucesso de vendas do novo iPhone 17, lançado em setembro, que está a vender melhor do que os modelos anteriores.
A confiança dos investidores refletiu-se numa valorização de 25% das ações nos últimos três meses, com a empresa a preparar-se para apresentar os seus resultados trimestrais na quinta-feira.
Analistas, como Samik Chatterjee do JPMorgan, mostram-se otimistas, apontando para um preço-alvo de 268 dólares por ação. A Microsoft, por sua vez, regressou a este nível de avaliação, que já tinha atingido brevemente em julho, impulsionada pela finalização de um novo acordo com a OpenAI, a criadora do ChatGPT.
A fabricante do Windows passa a controlar uma posição de 27% na startup e garante acesso à sua tecnologia até 2032.
Em contrapartida, a OpenAI ganha maior liberdade operacional, embora se tenha comprometido a comprar um valor adicional de 250 mil milhões de dólares em serviços da Azure.
A notícia surge na véspera da apresentação dos resultados trimestrais da Microsoft.
A demonstrar a sua força financeira, a Nvidia também protagonizou um movimento estratégico ao anunciar um investimento de mil milhões de dólares na Nokia. A parceria visa o desenvolvimento de tecnologias 6G e de inteligência artificial, e a notícia provocou uma subida de até 28% nas ações da fabricante finlandesa.
Artigos
9Economia
Ver mais
A Marina de Portimão, no Algarve, foi distinguida como “Melhor Marina do Sul da Europa” nos World Luxury Travel Awards 2025, cuja cerimónia de gala decorreu em Barcelona. Uma distinção que resulta da votação pública e da avaliação de um painel internacional de especialistas. Criados para celebrar a excelência e a inovação no turismo de...

Apoios aos beneficiários cresceram 9% em comparação com outubro de 2024. Apoio ao rendimento base dos agricultores aumentou 44% face ao mesmo período do ano passado. Medidas implementadas pelo Governo devolvem estabilidade e previsibilidade na execução dos apoios. O Ministério da Agricultura e Mar, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) […]

Constituindo o segundo mercado emissor estrangeiro mais importante para a região, sendo apenas suplantado pelo mercado alemão, Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, salienta que “importa garantir a consolidação sustentada” do mercado do Reino Unido. [Leia mais]

A Casa do Sono deu mais um passo na sua estratégia de expansão com a abertura da sua primeira loja Euro Sofás, dedicada exclusivamente à venda de sofás de gama premium.






