Espanha Interceta Narcotráfico: Megapreensão de Cocaína nas Canárias Destaca Rota Europeia



A polícia espanhola anunciou a detenção de nove tripulantes e a apreensão de 6,5 toneladas de cocaína que se encontravam a bordo de um navio mercante. A operação, realizada por unidades especiais, intercetou a embarcação de bandeira tanzaniana a aproximadamente mil quilómetros do arquipélago das Canárias, localizado na costa noroeste de África.
A droga foi descoberta nos porões do navio.
De acordo com o comunicado da polícia, o navio tinha partido do Panamá e tinha como destino o porto de Vigo, no noroeste de Espanha.
A agência federal norte-americana de combate ao narcotráfico, a DEA, desempenhou um papel crucial ao fornecer informações prévias que permitiram o sucesso da interceção.
Este tipo de apreensões de grandes quantidades de droga é anunciado com regularidade pelas autoridades espanholas, que consideram o país uma das principais portas de entrada de cocaína na Europa devido à sua localização geográfica e às suas ligações com a América Latina, onde a droga é produzida. Esta operação recorda outras de grande envergadura, como a que ocorreu em outubro de 2024, quando foram descobertas 13 toneladas de cocaína no porto de Algeciras, escondidas num contentor de bananas. Na altura, as autoridades descreveram-na como a "maior (...) da história do tráfico de droga" no país. Numa outra ocorrência de combate ao narcotráfico, as autoridades de Cabo Verde intercetaram um cidadão estrangeiro de 36 anos que transportava 1,5 quilos de cocaína dissimulada no corpo. O homem, que desembarcava de um voo proveniente da Guiné-Bissau, tinha a droga acondicionada em 104 cápsulas.
Artigos
8Mundo
Ver mais
Especialistas na Alemanha alertam que a ofensiva do governo de Donald Trump contra traficantes de droga na América do Sul pode provocar um aumento do fluxo de narcóticos para a Europa.

Militares da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) sofreram hoje dois ataques das forças israelitas na zona de Kfar Kila, no sul do Líbano, depois de derrubar um 'drone' israelita com "comportamento agressivo".

Trump teve um primeiro dia intenso na cimeira da ASEAN: quatro acordos comerciais com países asiáticos, uma assinatura de um cessar-fogo e abriu a porta ao fim do “tarifaço” no Brasil.

Militares da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) sofreram hoje dois ataques das forças israelitas na zona de Kfar Kila, no sul do Líbano, depois de derrubar um 'drone' israelita com "comportamento agressivo". "Esta tarde, por volta das 17:45, um 'drone' israelita aproximou-se de uma patrulha da FINUL perto de Kfar Kila e lançou uma granada. Momentos depois, um tanque israelita disparou contra as forças de manutenção da paz", afirmou a Força Interina das Nações Unidas no Líbano. em




