menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Parlamento pondera suspender sessões plenárias antes de uma eventual segunda volta das eleições presidenciais

A Assembleia da República está a ponderar suspender os trabalhos em plenário na semana que antecede uma eventual segunda volta das eleições presidenciais, replicando o procedimento adotado para a primeira volta.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O parlamento está a considerar a suspensão das sessões plenárias na semana anterior a uma possível segunda volta das eleições presidenciais, agendada para 8 de fevereiro. Segundo o deputado social-democrata Francisco Figueira, porta-voz da conferência de líderes, a intenção é seguir a mesma regra aplicada à primeira volta, que decorrerá a 18 de janeiro, durante a qual os plenários também serão suspensos na semana de campanha, entre 12 e 16 de janeiro, mantendo-se apenas as reuniões das comissões parlamentares. Apesar de o tema já ter sido abordado na reunião da conferência de líderes, a decisão ainda não foi formalmente deliberada. No entanto, Francisco Figueira adiantou que houve uma conversa no sentido de consensualizar este procedimento para a semana de 2 a 6 de fevereiro, caso se verifique a necessidade de uma segunda volta.

O objetivo é garantir que o funcionamento do parlamento se adapta ao calendário eleitoral da mesma forma que na primeira fase da eleição.

Durante as suas declarações aos jornalistas, Francisco Figueira abordou também o impasse na eleição de vários cargos importantes pelo parlamento.

Continua por eleger três juízes para o Tribunal Constitucional, cinco membros para o Conselho de Estado e o novo Provedor de Justiça, uma vez que nenhum partido apresentou candidatos até ao prazo limite. O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, voltou a apelar à urgência de uma resolução, mas não foi agendada uma nova data para estas eleições.

Relativamente a outros agendamentos, a conferência de líderes confirmou a manutenção do próximo debate quinzenal com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, para o dia 8 de fevereiro.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones