Inovação na Arbitragem: Câmaras Corporais Estreiam-se na Taça de Portugal



A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que, pela primeira vez numa competição nacional, os árbitros irão utilizar câmaras corporais, conhecidas como 'bodycams'.
A estreia desta tecnologia ocorrerá a título experimental durante os jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal, abrindo o que a FPF considera ser "um novo capítulo na relação entre arbitragem, tecnologia e espetáculo desportivo". Esta iniciativa coloca Portugal numa "posição de vanguarda no futebol europeu", seguindo experiências internacionais onde a tecnologia já foi testada, como no Mundial de Clubes e na Taça Intercontinental.
O organismo federativo indicou ainda que a utilização das 'bodycams' poderá, no futuro, estender-se a outras competições nacionais, embora não tenha especificado quais.
Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, sublinhou o caráter inovador da medida, afirmando que esta é uma prova de que "é possível conjugar novas tecnologias com a arbitragem". Segundo Gonçalves, a possibilidade de os adeptos, através da televisão, acederem à visão do árbitro irá proporcionar "uma experiência diferente, mais próxima e mais humana, do jogo", aproximando-os da ação em campo. Os jogos dos oitavos de final onde a tecnologia será implementada incluem os encontros do Sporting, detentor do troféu, frente ao Santa Clara, do FC Porto contra o Famalicão e do Benfica, recordista de títulos, no recinto do Farense.
















