
Repetição das Eleições Autárquicas em Arcas



Os eleitores da aldeia de Arcas, em Macedo de Cavaleiros, serão chamados novamente às urnas no dia 26 de outubro para eleger o presidente da junta de freguesia para os próximos quatro anos. A decisão de repetir o ato eleitoral surge na sequência de um empate técnico registado nas eleições autárquicas de domingo entre os dois candidatos concorrentes.
A candidata pelo Partido Socialista (PS) e atual autarca, Ana Martins, e o candidato da coligação PSD/CDS-PP, Mickael Silva, obtiveram inicialmente 100 votos cada.
Este resultado impossibilitou a eleição de um vencedor, levando à necessidade de um procedimento de recontagem e verificação, conforme confirmado à agência Lusa pelo mandatário da lista do PS, Luís Vaz.
Após o impasse, a assembleia geral de apuramento reuniu-se para realizar a recontagem dos votos e analisar eventuais reclamações ou queixas que tivessem sido apresentadas.
Durante este processo, foi retirado um voto a cada um dos candidatos, por serem considerados nulos.
Desta forma, o resultado final do escrutínio confirmou o empate, com Ana Martins e Mickael Silva a registarem 99 votos cada.
De acordo com a legislação em vigor, perante um cenário de empate, a lei determina a realização de novas eleições no segundo domingo a seguir à data das eleições originais, o que estabelece o dia 26 de outubro para a nova votação em Arcas.
Artigos
6





Política
Ver mais
Este artigo não serve para qualquer tipo de justificação sobre os resultados da CDU. Serve, apenas, para abordar alguns factos e argumentos que pesam nas políticas públicas e na decisão sobre o sentido de voto de cada eleitor. Perto das eleições, é recorrente o apelo ao voto útil. Com a ajuda de um bem montado […] O conteúdo Opinião: Rui Teixeira | Para quem e quais? aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O ex-ministro da Economia e a mulher acusam os tribunais portugueses de basearem "a condenação em meras presunções de culpa".

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei de estrangeiros, depois de ter dado a entender que enviaria o diploma para o Tribunal Constitucional.

Barrancos integra a listas de localidades onde o governo prevê a abertura, até junho de 2026, de Lojas do Cidadão. O executivo revelou, esta semana, que a medida pretende aproximar a administração pública das populações, sobretudo nas zonas que ainda não beneficiam deste tipo de serviço integrado. Vão ser criadas mais 18 Lojas em todo […]