Residência de Estudantes em Arcos de Valdevez para Projeto Científico no Gerês



A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez consignou a obra de requalificação de um edifício para a criação de uma residência de estudantes na Branda Científica de S. Bento do Cando. O investimento, de cerca de 480 mil euros, destina-se a criar alojamento para 24 estudantes, com camaratas, espaços comuns de convívio, sala e cozinha, proporcionando condições adequadas para acolher estudantes e investigadores.
A residência insere-se no projeto mais vasto da Branda Científica de S. Bento do Cando, promovido pela autarquia em parceria com a Associação Biopólis e a Universidade do Porto. O objetivo principal é a criação de uma Estação Científica Internacional focada no estudo da biodiversidade, restauro de ecossistemas, alterações climáticas e na gestão sustentável dos recursos naturais, económicos e socioculturais.
A operação é financiada pelo Fundo Ambiental, com uma comparticipação de 500 mil euros do Orçamento do Estado.
A concretização total da Estação Científica Internacional prevê a recuperação de oito edifícios na Branda de São Bento de Cando, na freguesia da Gavieira.
Estes espaços serão adaptados para diversas funções, incluindo alojamento para professores e investigadores, laboratórios, um auditório, uma residência artística e outras infraestruturas de apoio à investigação e divulgação científica.
O projeto é coordenado pelo consórcio Biopolis, que une o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier, em França, e a Porto Business School.
As ações desenvolvidas abrangerão não só o Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas também a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, reconhecida pela UNESCO em 2009, que une o parque português ao Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés, na Galiza.
Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
A transição para a mobilidade elétrica pode ser difícil. Sobretudo para quem cresceu a associar o prazer de conduzir ao som de um motor e ao cheiro da gasolina. A Kia decidiu dar uma ajuda aos mais nostálgicos e, claro, arrancar alguns sorrisos no processo. Na Finlândia, a Kia lançou um ambientador com o formato […] O post Kia tem uma solução que ajuda a trocar para um carro elétrico apareceu primeiro em Razão Automóvel.

Bem-vindo ao mundo da termodinâmica estocástica, onde o acaso reina e as coisas se tornam estranhas. Uma equipa de cientistas do King’s College London (KCL) construiu o motor mais pequeno do Mundo. Consiste numa única partícula microscópica, é menor do que uma célula humana, e levita num vácuo. Ao agitar esta partícula com campos elétricos “ruidosos”, a equipa de investigadores conseguiu aquecê-la a uns impressionantes 10 milhões de graus Celsius — milhões de graus mais quente do que a superfície do Sol e mais de três vezes a temperatura da coroa solar, a ardente atmosfera exterior da nosso estrela. Embora

Poucas ações na natureza despertam tanto medo — ou fascínio — como a mordedura de uma serpente. Agora, uma nova investigação liderada pela Universidade Monash revelou, com precisão inédita, a forma exata como as cobras venenosas atacam.

A Microsoft apresentou o Mico, o novo assistente de IA do Copilot, inspirado no Clippy. Este promete mudar a forma como se usa a IA no Windows e outros produtos. Descubra como funciona, quando...








