menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Frulact: A gigante portuguesa dos ingredientes naturais passa para mãos italianas por 600 milhões de euros

A empresa portuguesa Frulact, um dos principais produtores mundiais de preparados de fruta para a indústria alimentar, foi vendida pela gestora de capital de risco francesa Ardian ao grupo italiano Nexture. O negócio, avaliado em cerca de 600 milhões de euros, marca um novo capítulo na história da multinacional de origem portuguesa.
News ImageNews ImageNews Image

A gestora de private equity francesa Ardian chegou a acordo para a venda da totalidade do capital da Frulact à empresa italiana de ingredientes alimentares Nexture, que é controlada pela gestora de capital de risco Investindustrial. Embora o valor oficial não tenha sido divulgado, várias fontes da imprensa indicam que a transação ascendeu a 600 milhões de euros.

A proposta da Nexture superou as de outros interessados, nomeadamente o grupo português José de Mello e a gestora escandinava IK Partners.

A conclusão do negócio está prevista para o primeiro trimestre de 2026, dependendo das aprovações regulatórias necessárias.

Fundada em 1987 por Arménio Miranda, a Frulact, com sede na Maia, tornou-se uma referência global na produção de ingredientes naturais, como preparados à base de fruta e plantas, para as indústrias de laticínios, gelados, sobremesas e bebidas.

A empresa comercializa os seus produtos em mais de 50 países e possui 11 instalações industriais distribuídas pela Europa (Portugal, França, Suíça, Alemanha), África (Marrocos, África do Sul) e América do Norte (Canadá, EUA). No período de 12 meses terminado em setembro de 2025, a Frulact registou um volume de negócios de aproximadamente 265 milhões de euros, com um EBITDA a rondar os 45 milhões de euros, e emprega mais de 850 colaboradores. A Ardian adquiriu a Frulact em 2020 e, sob a sua gestão, a empresa expandiu-se significativamente, tanto através de crescimento orgânico como de aquisições estratégicas na Europa e nos EUA. Durante este período, a empresa mais do que duplicou as suas receitas, passando de 115 milhões para cerca de 270 milhões de euros, consolidando-se no top três mundial do seu setor.

Dinorah Mandic, CEO da Frulact, agradeceu o apoio da Ardian e manifestou entusiasmo pela nova parceria com a Nexture para acelerar a estratégia de crescimento. Com esta aquisição, a Investindustrial pretende integrar a Frulact na Nexture, o seu grupo de ingredientes alimentares que já inclui a Italcanditi e a CSM Ingredients. Esta operação eleva o valor global da Nexture para cerca de dois mil milhões de euros.

O crescimento futuro da Frulact deverá focar-se no mercado da América do Norte, que atualmente já representa 30% das suas receitas.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones