Frulact: A gigante portuguesa dos ingredientes naturais passa para mãos italianas por 600 milhões de euros



A gestora de private equity francesa Ardian chegou a acordo para a venda da totalidade do capital da Frulact à empresa italiana de ingredientes alimentares Nexture, que é controlada pela gestora de capital de risco Investindustrial. Embora o valor oficial não tenha sido divulgado, várias fontes da imprensa indicam que a transação ascendeu a 600 milhões de euros.
A proposta da Nexture superou as de outros interessados, nomeadamente o grupo português José de Mello e a gestora escandinava IK Partners.
A conclusão do negócio está prevista para o primeiro trimestre de 2026, dependendo das aprovações regulatórias necessárias.
Fundada em 1987 por Arménio Miranda, a Frulact, com sede na Maia, tornou-se uma referência global na produção de ingredientes naturais, como preparados à base de fruta e plantas, para as indústrias de laticínios, gelados, sobremesas e bebidas.
A empresa comercializa os seus produtos em mais de 50 países e possui 11 instalações industriais distribuídas pela Europa (Portugal, França, Suíça, Alemanha), África (Marrocos, África do Sul) e América do Norte (Canadá, EUA). No período de 12 meses terminado em setembro de 2025, a Frulact registou um volume de negócios de aproximadamente 265 milhões de euros, com um EBITDA a rondar os 45 milhões de euros, e emprega mais de 850 colaboradores. A Ardian adquiriu a Frulact em 2020 e, sob a sua gestão, a empresa expandiu-se significativamente, tanto através de crescimento orgânico como de aquisições estratégicas na Europa e nos EUA. Durante este período, a empresa mais do que duplicou as suas receitas, passando de 115 milhões para cerca de 270 milhões de euros, consolidando-se no top três mundial do seu setor.
Dinorah Mandic, CEO da Frulact, agradeceu o apoio da Ardian e manifestou entusiasmo pela nova parceria com a Nexture para acelerar a estratégia de crescimento. Com esta aquisição, a Investindustrial pretende integrar a Frulact na Nexture, o seu grupo de ingredientes alimentares que já inclui a Italcanditi e a CSM Ingredients. Esta operação eleva o valor global da Nexture para cerca de dois mil milhões de euros.
O crescimento futuro da Frulact deverá focar-se no mercado da América do Norte, que atualmente já representa 30% das suas receitas.
Artigos
5Economia
Ver mais
Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou que 75% dos participantes na Assembleia de Empresa da Azores Airlines aprovaram o acordo negociado entre a Direcção do Sindicato e o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito das negociações em curso para a privatização da companhia aérea. Segundo o comunicado de imprensa, o entendimento alcançado garante […]

Pedro Magalhães, fundador e CEO da Europalco, fornecedor de soluções para eventos e espetáculos no Sul da Europa, foi distinguido com o prémio “Engenho” nos The Eventeers 2025, em cerimónia que decorreu no Reinvent the Event, o principal fórum anual de Portugal para profissionais de reuniões e eventos, no Centro de Congressos do Estoril. [Leia mais]







