menulogo
Notícias Agora
user
Close

Área ardida na UE supera 1 milhão de hectares e é já um recorde anual

A área ardida na União Europeia já ultrapassou um milhão de hectares em 2025, estabelecendo um novo e preocupante recorde anual de devastação por incêndios florestais.
News ImageNews ImageNews Image

Os incêndios florestais na União Europeia (UE) atingiram um nível sem precedentes em 2025, com a área total ardida a superar a marca de um milhão de hectares. Segundo os dados do sistema europeu de monitorização, até ao dia 21 de agosto de 2025, o valor estimado de território consumido pelas chamas era de 1.015.731 hectares.

Este número representa um novo recorde anual para o conjunto dos países do bloco, sublinhando a crescente severidade dos incêndios na região.

A dimensão da área queimada este ano é a mais elevada desde 2017, um ano que ficou marcado por uma vaga de incêndios particularmente destrutiva. Naquele ano, Portugal foi o país mais devastado, sendo responsável por mais de metade de toda a área ardida contabilizada na União Europeia. Em 2025, a Espanha surge como o país com a maior extensão de área ardida, seguida por Portugal.

A situação é igualmente grave noutros Estados-membros, com quatro países a superarem já os seus recordes anuais anteriores de área queimada.

Além da Espanha, também Chipre, a Alemanha e a Eslováquia registaram este ano os piores valores de sempre nos seus territórios.

Uma das fontes refere que Portugal mantém o recorde anual de área queimada, possivelmente em alusão a registos históricos como o de 2017.

Artigos

6

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa