
Área ardida na UE supera 1 milhão de hectares e é já um recorde anual



Os incêndios florestais na União Europeia (UE) atingiram um nível sem precedentes em 2025, com a área total ardida a superar a marca de um milhão de hectares. Segundo os dados do sistema europeu de monitorização, até ao dia 21 de agosto de 2025, o valor estimado de território consumido pelas chamas era de 1.015.731 hectares.
Este número representa um novo recorde anual para o conjunto dos países do bloco, sublinhando a crescente severidade dos incêndios na região.
A dimensão da área queimada este ano é a mais elevada desde 2017, um ano que ficou marcado por uma vaga de incêndios particularmente destrutiva. Naquele ano, Portugal foi o país mais devastado, sendo responsável por mais de metade de toda a área ardida contabilizada na União Europeia. Em 2025, a Espanha surge como o país com a maior extensão de área ardida, seguida por Portugal.
A situação é igualmente grave noutros Estados-membros, com quatro países a superarem já os seus recordes anuais anteriores de área queimada.
Além da Espanha, também Chipre, a Alemanha e a Eslováquia registaram este ano os piores valores de sempre nos seus territórios.
Uma das fontes refere que Portugal mantém o recorde anual de área queimada, possivelmente em alusão a registos históricos como o de 2017.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Sertã: Conversa sobre saúde mental - Jornal Reconquista
A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes volta a receber mais uma sessão de «Uma Biblioteca com Saúde» no dia 29 de agosto.

Incêndio em Arcos de Valdevez dado como dominado
O incêndio que deflagrou na quarta-feira, às 15:21, na freguesia de Vale e passou para Cabana Maior e Soajo, em Arcos de Valdevez, está dado como dominado, disse hoje fonte da proteção civil.

Agitação marítima. Imagens mostram rasto de destruição de Norte a Sul
A agitação marítima que colocou Portugal Continental em alerta amarelo nas últimas horas deixou um rasto de destruição de Norte a Sul do país. Na Praia da Parede, em Cascais, uma pessoa está mesmo desaparecida.

Abusou de filha de amigos durante meses em Torres Vedras. PJ deteve-o
Um homem ficou em prisão preventiva com pulseira eletrónica depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de abuso sexual de uma adolescente em Torres Vedras, foi hoje anunciado em comunicado.