
Área ardida pelos incêndios triplicou nos últimos 15 dias



A área ardida em Portugal continental aumentou drasticamente na segunda quinzena de julho, triplicando para um total de quase 30 mil hectares, segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Até 15 de julho, o balanço era de 10.768 hectares ardidos em 3.370 incêndios. Em apenas 15 dias, os números subiram para 29.474 hectares consumidos por um total de 4.631 fogos.
A comparação com o período homólogo do ano anterior evidencia um agravamento significativo.
A área ardida registada até ao final de julho de 2025 é sete vezes superior aos 4.425 hectares verificados no mesmo período de 2024. O número de incêndios também aumentou, passando de 2.820 ocorrências em 2024 para 4.631 este ano.
Os dados do ICNF indicam que a maior parte da área afetada corresponde a povoamentos florestais (49%), seguindo-se matos (38%) e zonas agrícolas (13%).
De acordo com as estatísticas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), a região Norte foi a mais fustigada, com 18.000 hectares ardidos, seguida pelo Alentejo, com 6.960 hectares. A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) é a entidade responsável pelo SGIFR.
Este aumento de área ardida coincide com a ocorrência de vários incêndios de grande dimensão, classificados como significativos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), nomeadamente o que deflagrou em Ponte da Barca. A situação é potenciada pelo risco de incêndio, que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem classificado como máximo na maioria dos concelhos de Portugal continental.
Artigos
4



Atualidade
Ver mais
Homem ilegal em Portugal detido pela PSP no Colombo
A PSP deteve um homem no Centro Comercial Colombo depois de ter sido intercetado e de se ter verificado "que não possuía qualquer documento que lhe permitisse permanecer legalmente em Portugal ou no espaço Schengen".

Furta casa, é visto em carro roubado e foge da PSP no Estoril. Foi detido
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 35 anos, "toxicodependente e sem-abrigo", por suspeitas de furto no Estoril. O homem levou uma 'Playstation', duas viaturas BMW e um Mercedes e ainda uns ténis.

Suspeitos de atear fogos em Cinfães, Felgueiras e Maia em preventiva
Os alegados incendiários de Felgueiras, Cinfães e da Maia, detidos pela Polícia Judiciária (PJ) nos últimos dois dias, ficaram em prisão preventiva após serem ouvidos pelas autoridades judiciárias, disse hoje fonte policial à Lusa.

Abertas 76 vagas para quem não conseguiu inscrever-se na Romaria d'Agonia
A VianaFestas abriu mais 76 vagas para o Desfile da Mordomia das festas de Viana do Castelo, especificamente para mulheres que contactaram a organização por não terem conseguido inscrever-se, mas considerou hoje existir um "aproveitamento político".