menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Apoio dos EUA à Argentina Condicionado a Vitória Eleitoral de Milei

O Presidente dos EUA, Donald Trump, condicionou a ajuda financeira norte-americana à Argentina a uma vitória do partido do seu homólogo, Javier Milei, nas próximas eleições legislativas. A condição foi explicitada durante um encontro na Casa Branca para selar um pacote de resgate financeiro.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente argentino, Javier Milei, reuniu-se com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, para finalizar um acordo de ajuda financeira crucial para a Argentina. Durante o encontro, Trump elogiou Milei, descrevendo-o como um "grande líder", mas impôs uma condição clara: a continuidade do apoio dos EUA depende de uma vitória do partido de Milei, La Libertad Avanza, nas eleições legislativas de 26 de outubro. Trump afirmou publicamente que "o nosso apoio está de alguma forma ligado a quem ganhar as eleições" e que, em caso de uma vitória "socialista", a Casa Branca iria "pensar de forma muito diferente" sobre os investimentos. O líder norte-americano sublinhou que uma vitória de Milei é "muito importante" e algo que "o mundo está a observar", chegando a ameaçar a Argentina com "graves consequências" caso o seu aliado perca as eleições.

O pacote de ajuda, anunciado pelo Tesouro dos EUA, consiste num 'swap cambial' bilateral de 20 mil milhões de dólares, destinado a estabilizar o peso argentino e a aliviar as reservas do Banco Central. Esta medida surge num momento crítico para a Argentina, que enfrenta uma grave crise financeira após as políticas de austeridade de Milei não terem produzido os resultados esperados, permitindo ao país evitar recorrer ao FMI. Segundo Milei, o apoio dos EUA é uma resposta a um "ataque às ideias de liberdade" na Argentina.

O encontro abordou também a influência da China na América Latina, com Trump a avisar que Washington não aceitará colaboração militar entre Buenos Aires e Pequim, embora permita relações comerciais.

Além do acordo financeiro, foi também sugerido um possível acordo de livre comércio entre os dois países.

Artigos

23
Ver mais▼

Economia

Ver mais
News Image
Em 2026 Iberojet quer “crescer 10% em número de passageiros” transportados entre Portugal e Cuba, segundo António Loureiro

O objetivo, que está dependente da introdução de um segundo voo para Cayo Santa María, foi revelado esta segunda-feira pelo diretor-geral em Portugal da Iberojet, companhia aérea do Grupo Ávoris. António Loureiro,  que não descartou a possibilidade de a companhia vir, no futuro, a voar para Havana. Esta segunda-feira, 20 de outubro, durante uma apresentação...

Source LogoTurisver
categoryVer categoria completa