
Arouca com balcão para ajudar agricultores afetados por fogos



A Câmara Municipal de Arouca criou um balcão de apoio para auxiliar os agricultores cujas atividades foram prejudicadas pelos incêndios que ocorreram em julho. O fogo, que deflagrou a 28 de julho e foi dado como dominado a 1 de agosto, consumiu aproximadamente 4.000 hectares de terreno e causou prejuízos estimados em 10 milhões de euros. O novo serviço está localizado no Gabinete Técnico-Florestal, na Avenida 25 de Abril, no centro de Arouca, e visa ajudar nos pedidos de apoio excecional.
As freguesias mais atingidas foram Alvarenga, Santa Eulália, Tropêço, Canelas, Espiunca, Arouca e Burgo.
De acordo com um levantamento prévio realizado pelos técnicos de Ação Social da autarquia, já foram reportados danos por 150 particulares. Nesta fase inicial, as candidaturas disponíveis destinam-se a cobrir perdas de animais, culturas anuais, plantações plurianuais, bem como de máquinas, equipamentos e infraestruturas de apoio à atividade agrícola. Contudo, o objetivo do gabinete é prestar auxílio a todas as pessoas que necessitem de aceder a qualquer tipo de apoio relacionado com os incêndios. As verbas para estas ajudas estão enquadradas no Decreto-Lei N.º 98-A/2025, de 24 de agosto, que estabelece as medidas de apoio para mitigar o impacto dos incêndios rurais. Este decreto prevê intervenções como a aquisição de bens imediatos, um incentivo financeiro extraordinário para a manutenção de postos de trabalho e o restabelecimento do potencial produtivo das culturas agrícolas.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Incêndio em Seia: Grande nuvem de fumo na freguesia de Torroselo. Veja
O incêndio deflagrou pelas 10h30 deste sábado perto de Sandomil, no concelho de Seia. A Estrada Nacional 17 (EN17) está-se cortada nos dois sentidos e encontram-se mais de 400 operacionais a combater as chamas.

“O influencer de Deus” vai ser canonizado pelo Papa e torna-se no primeiro santo millennial
Carlo Acutis, um jovem que morreu aos 15 anos, vítima de leucemia, será o primeiro santo canonizado pelo novo Papa. “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu”, dizia o adolescente com dois milagres reconhecidos pelo Vaticano

"É uma perseguição séria e severa". Sindicatos vão recorrer de penas a guardas prisionais por fuga de Vale de Judeus
O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), Frederico Morais, criticou o arquivamento do processo ao diretor do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, ao mesmo tempo que foram aplicadas sanções disciplinares a sete guardas.

O mistério do “formigueiro” nas pernas: o que te está a acontecer?
Estás no sofá a ver televisão ou numa reunião interminável no trabalho e, de repente, sentes aquele desconforto: a perna fica dormente, aparecem “picadelas” como se fossem pequenas agulhas e até tens dificuldade em mexer o pé. Chamamos a isto formigueiro e embora seja uma sensação comum, poucas pessoas sabem ao certo o que está […]