
Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe e a COVID-19



A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 iniciou-se esta terça-feira, 23 de setembro, e decorrerá até ao final de abril. O objetivo principal é proteger a saúde individual e coletiva, bem como reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde durante os meses de outono e inverno. As autoridades de saúde pretendem administrar quatro milhões de doses até ao Natal, sendo 2,5 milhões contra a gripe e 1,5 milhões contra a COVID-19. A vacinação está a decorrer nos centros de saúde, em cerca de 2500 farmácias comunitárias e em residências de idosos. A principal novidade da campanha deste ano, que tem como lema “vacine-se e proteja os momentos mais importantes”, é a inclusão de novas faixas etárias pediátricas no programa de vacinação contra a gripe.
A vacina passa a ser gratuita para todas as crianças com idades entre os seis e os 23 meses. Adicionalmente, é comparticipada para crianças entre os dois e os cinco anos.
Segundo o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, esta medida justifica-se pelas taxas de hospitalização e internamento em cuidados intensivos nesta faixa etária serem equiparáveis às dos idosos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) apela aos pais para que vacinem os filhos, sublinhando que a vacina é segura e ajuda a prevenir complicações graves e infeções bacterianas secundárias.
Para além das crianças, a vacinação contra a gripe e a COVID-19 continua a ser recomendada para os grupos prioritários.
Estes incluem pessoas com 60 ou mais anos, doentes crónicos de todas as idades e profissionais de saúde. É ainda referido que os idosos com mais de 85 anos receberão uma dose reforçada.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV) de Portugal, criado em 1965, que é universal, gratuito e reconhecido como um dos mais bem-sucedidos da Europa, tendo permitido controlar ou eliminar várias doenças no país.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Na presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre

Em 2029 Portugal deverá atingir um pico de 10,9 milhões de residentes. No entanto, a tendência irá inverter-se: em 2057, o país já estará abaixo do 10 milhões de habitantes

VTM Cinco homens foram detidos por violência doméstica e por condução de veículo automóvel sob efeito de álcool, em estado de embriaguez. The post PSP deteve cinco indivíduos appeared first on A Voz de Trás-os-Montes.

O Grupo Lusíadas Saúde inaugura no próximo sábado, dia 6 de outubro, o Hospital Lusíadas Campera, localizado no Campera Outlet Shopping, no Carregado. A nova unidade no concelho de Alenquer representa um investimento superior a 28 milhões de euros. The post Hospital Lusíadas Campera abre este sábado no Carregado first appeared on Voz de Alenquer.