
Aumento dos Preços da Habitação em Portugal em Setembro de 2025



Em setembro de 2025, o mercado imobiliário português registou uma subida generalizada de preços.
Segundo dados do portal Idealista, comprar casa ficou 7,6% mais caro em termos homólogos, com o custo mediano a fixar-se nos 2.943 euros por metro quadrado (euros/m2).
Já o portal Imovirtual aponta para uma subida anual de 18%, elevando o preço médio de venda para 435 mil euros.
Todas as regiões registaram aumentos, com destaque para os Açores (18,3%), Alentejo (17,3%) e Madeira (14,9%).
A Área Metropolitana de Lisboa continua a ser a região mais cara (4.119 euros/m2), sendo a cidade de Lisboa a mais dispendiosa do país (5.824 euros/m2). Em contraste, as zonas mais económicas para comprar casa encontram-se em distritos como Guarda (766 euros/m2) e Castelo Branco (966 euros/m2).
Santarém e Beja destacaram-se com as maiores valorizações anuais, com subidas de 36% e 33,9%, respetivamente, segundo diferentes fontes.
O mercado de arrendamento acompanhou a tendência de subida, embora de forma mais moderada.
A nível nacional, as rendas aumentaram 4,1% face ao ano anterior, atingindo um custo mediano de 16,9 euros/m2, segundo o Idealista.
O Imovirtual reporta uma subida homóloga de 4%, com a renda média a chegar aos 1.300 euros.
Lisboa (22,5 euros/m2), Porto (18,1 euros/m2) e Funchal (15,4 euros/m2) mantêm-se como as cidades mais caras para arrendar. As cidades com rendas mais acessíveis são Bragança (7,1 euros/m2) e Castelo Branco (7,3 euros/m2). Os maiores aumentos anuais nas rendas ocorreram em Viana do Castelo (23,8%) e Bragança (19,8%). No entanto, registaram-se algumas quebras anuais no valor das rendas em distritos como Santarém (-4%) e Castelo Branco (-2%), segundo dados do Imovirtual, e uma descida média na região Norte.
Artigos
11










Economia
Ver mais
Poupar dinheiro pode ser um verdadeiro desafio nos dias de hoje. As despesas domésticas, como as contas de água, eletricidade, gás, telecomunicações e alimentação, representam um peso considerável nos orçamentos familiares, dificultando a tarefa de poupar. Através deste Explicador, saiba como adoptar algumas estratégias para conseguir reduzir alguns gastos. Conteúdo Reservado Poupar no consumo da água 0. Imagem inserida a 19/09/2025 11:41 Além de poupar alguns euros, o gesto de poupar água deve

Questionado sobre o que significará a intensificação da luta a que aludiu, o secretário-geral da CGTP esclareceu que o caminho poderá passar pela greve geral.

Primeiro-ministro voltou a elencar algumas das medidas tomadas pelo seu executivo como o alargamento do IRS jovem ou o aumento do complemento solidário para idosos.

Há hoje no mundo cerca de 241,7 mil milionários cripto, de acordo com o mais recente Crypto Wealth Report 2025 da Henley & Partners. E em Portugal? Criptomoedas: Portugal está a revelar-se cada vez...