
Tribunal quer investigar insolvência da dona da Visão e perceber se há culpas a atribuir



O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste – Sintra ordenou uma investigação à insolvência da Trust in News (TiN), proprietária de publicações como a Visão, Exame e Caras. A empresa foi declarada insolvente a 4 de dezembro com dívidas a ascender aos 30 milhões de euros. Através de um “incidente de qualificação de insolvência”, uma decisão irrecorrível, a juíza Diana Martins pretende apurar se as causas da insolvência foram “fortuitas” ou “culposas”, ou seja, se houve responsabilidade por parte da gestão, onde Luís Delgado figura como acionista único.
Este desenvolvimento surge após um percurso judicial complexo.
Um plano de insolvência apresentado por Luís Delgado, que previa um aporte de até 1,5 milhões de euros, foi aprovado a 27 de maio por 77% dos credores. Contudo, a 18 de julho, o tribunal recusou a homologação do plano, considerando-o desequilibrado para os credores, e determinou o encerramento da atividade da empresa. Esta decisão de encerramento foi posteriormente suspensa a 8 de agosto, na sequência de um requerimento apresentado a 28 de julho.
Entretanto, Luís Delgado recorreu da não homologação do plano, recurso que foi admitido pelo tribunal mas sem efeito suspensivo.
Na sequência destes eventos, foi marcada uma nova assembleia de credores para o dia 22 de setembro. A reunião visa discutir a liquidação do património da empresa ou a aprovação de um eventual plano de recuperação global que permita a continuidade da atividade até a uma venda definitiva. A convocatória desta assembleia partiu de um pedido de onze trabalhadores da Visão, incluindo o diretor, que propõem duas alternativas: a homologação do plano de insolvência original, excluindo a cláusula que o tribunal considerou ilegal, ou, caso não seja viável, a manutenção da revista em funções sob a gestão do administrador de insolvência até à sua venda. Este grupo de jornalistas está também a analisar a possibilidade de formar uma associação para adquirir o título.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Wall Street fecha em alta por números do emprego anteciparem baixa dos juros
A bolsa nova-iorquina acabou esta quinta-feira em alta, graças aos números que foram divulgados sobre o emprego privado nos EUA, que reforçaram as expectativas de alívio da política monetária da Reserva Federal (Fed).

Wondertrade com crescimento de 25% angaria 13,8 milhões em painéis solares da EDP
A Wondertrade promete continuar a inovar e a crescer, com novos projetos e parcerias em 2025, consolidando o seu papel como agente transformador no setor energético português.

Novas regras da mobilidade elétrica abrem caminho a reforço da oferta
Com a nova lei, já não é obrigatório ligar carregadores à rede pública gerida pela Mobi.E

Patrões querem Finanças à mesa
Empresários defendem que ministro das Finanças leve proposta de Orçamento à concertação, mas com margem negocial