menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Assembleia de credores da Trust in News aprova cessação de atividade da empresa

A assembleia de credores da Trust in News aprovou a cessação da atividade da empresa, mas o futuro das suas publicações, como a revista Visão, permanece incerto face à exigência de uma avaliação prévia antes de qualquer venda.
News ImageNews ImageNews Image

A assembleia de credores da Trust in News (TiN), realizada no Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste, aprovou a liquidação da empresa detentora de 16 títulos, incluindo a Visão, Exame e Caras. A decisão foi marcada pela exigência dos principais credores, a Segurança Social e a Autoridade Tributária, de uma avaliação independente dos ativos antes de qualquer venda. Esta condição, que adia uma solução a curto prazo, foi contra a vontade de grande parte dos restantes credores e dos trabalhadores.

Apesar da cessação de atividade da empresa, foi aprovada a manutenção da produção da revista Visão até à sua alienação. A proposta, apresentada por 15 trabalhadores da publicação, obteve luz verde com a abstenção dos credores estatais e autoriza o administrador de insolvência, André Pais, a recontratar até seis pessoas para assegurar a continuidade da revista. Contudo, o administrador alertou para potenciais obstáculos, como uma eventual não autorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Em consequência da exigência de avaliação, as propostas de compra pela Visão não chegaram a ser votadas. Uma oferta de 40 mil euros, feita por trabalhadores da redação, e uma outra de 100 mil euros, do grupo AEIOU ou de um investidor não revelado, ficaram suspensas. André Pais admitiu não haver verbas para a avaliação, cujo custo é estimado em 35 mil euros, mas pondera encontrar uma empresa que aceite receber o pagamento mais tarde.

O futuro dos trabalhadores é incerto, com o processo de despedimento coletivo a terminar a 8 de outubro.

Artigos

13

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa