menulogo
Notícias Agora
user
Close

Cimeira da OCS: Xi Jinping destaca amizade, cooperação e multilateralismo

A cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, realizada na cidade chinesa de Tianjin, reuniu vários líderes mundiais e destacou o papel da China na defesa do multilateralismo, num contexto de críticas à liderança americana.
News ImageNews ImageNews Image

A cidade portuária chinesa de Tianjin acolheu a cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), um evento que juntou mais de 20 líderes políticos e que foi visto como um desafio à liderança dos Estados Unidos.

Entre os participantes encontravam-se o Presidente chinês, Xi Jinping, o Presidente russo, Vladimir Putin, o primeiro-ministro indiano e o presidente iraniano.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, também marcou uma presença inesperada no evento, que decorreu entre domingo e quarta-feira, a par de uma parada militar em Pequim para comemorar o fim da II Guerra Mundial.

Durante um encontro com Xi Jinping, António Guterres sublinhou a importância da China para a cooperação global, descrevendo o país como um pilar "fundamental" e "essencial" do multilateralismo. Em resposta, o líder chinês defendeu o multilateralismo e garantiu que o seu país continuará a ser um “parceiro fiável” das Nações Unidas.

No decorrer da cimeira, Guterres fez críticas veladas aos Estados Unidos e à liderança de Donald Trump, mencionando a existência de "novas formas de diplomacia difíceis de compreender". O encontro foi interpretado como um passo na construção de uma "ordem internacional pós-americana".

Artigos

19
Ver mais▼
categoryVer categoria completa