
Atualidade Nacional: Defesa, Economia e Fundos Europeus



O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu a necessidade de "aperfeiçoar" o Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos, sublinhando o papel determinante do arquipélago. Durante a Conferência Internacional das Lajes, Bolieiro alertou que é "impossível criar condições" de segurança sem o respeito pela autonomia regional, realçando a importância geoestratégica dos Açores no domínio do Espaço, oceano e ligações digitais.
Na mesma conferência, o presidente da FLAD, Nuno Morais Sarmento, apontou o oceano como a "prioridade estratégica" para o futuro de Portugal, enquanto a presidente da Câmara da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, destacou a Base das Lajes como um "elemento estruturante" para a identidade e economia local.
No plano económico, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) anunciou que irá apresentar uma proposta "estruturante" para a reforma do IRC, pretendendo uma redução de impostos mais rápida e acentuada do que a sugerida pelo Governo. Paralelamente, os dados do Banco de Portugal sobre as contas externas revelaram um excedente de 4,1 mil milhões de euros até julho de 2025. Apesar de ser o segundo valor mais elevado de sempre, representa uma redução de 1,4 mil milhões face ao período homólogo, devido ao aumento do défice da balança de bens, com as importações a crescerem significativamente. O setor dos serviços, impulsionado pelo turismo, que registou um aumento de 704 milhões de euros no seu saldo, ajudou a mitigar este desequilíbrio. A execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é alvo de críticas por parte da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC).
O seu presidente, José Bourdain, questionou o otimismo do Governo, afirmando que, ao contrário do que disse o ministro Manuel Castro Almeida, existem problemas com os prazos. Bourdain alega que a ordem para as entidades do setor tem sido para "rescindir" contratos do PRR e acusa o Governo de omitir os números reais de camas afetadas, que, segundo as suas contas, ultrapassam metade do previsto e um valor superior a 100 milhões de euros.
O presidente da ANCC alertou ainda que os atrasos e o congelamento dos preços pagos pelo Estado tornam as unidades financeiramente insustentáveis, levando ao seu encerramento.
Artigos
8







Mundo
Ver mais
Associação Helpo promove "Mergulhão" na lusofonia por um mundo mais justo
A associação Helpo convocou vários países lusófonos para um "Mergulhão" em simultâneo a 04 de outubro, que a organização apresenta como um ato simbólico por um mundo mais unido, justo e pacífico.

Rússia ataca com tecnologia dos aliados ocidentais da Ucrânia
A Rússia atacou esta semana a Ucrânia com milhares de drones, bombas e mísseis que incorporam tecnologia fabricada na Europa, Estados Unidos, China, Japão e dezenas de outros países, denunciou hoje o presidente ucraniano.

Filipinas ordenam evacuação de localidades com aproximação de tufão
As Filipinas ordenaram hoje a evacuação de localidades no norte do país, temendo derrocadas de terra e inundações com a aproximação do tufão Ragasa.

Egito confirma reforço militar no Sinai junto à Faixa de Gaza
O Egito defendeu hoje o reforço das suas tropas no norte do Sinai, junto à Faixa de Gaza, como uma medida para "defender a segurança nacional", num contexto de forte tensão no Médio Oriente.