
Associação de Emergência Médica faz queixa na UE devido a falhas no INEM



A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) anunciou ter apresentado uma queixa formal junto da Comissão Europeia devido a "falhas estruturais" no INEM.
Segundo o presidente da ANTEM, Paulo Paço, esta decisão surge após várias denúncias junto das entidades portuguesas competentes que não obtiveram sucesso.
A associação decidiu, por isso, "avançar para outra forma de tentar exercer alguma pressão", recorrendo a instâncias europeias para promover o cumprimento da legislação europeia em Portugal no que diz respeito à formação e competências técnicas dos prestadores de cuidados de emergência médica. A queixa coincide com a divulgação de dados do relatório de atividades do INEM de 2024, noticiados pelo jornal Público, que revelam que quase 21.000 doentes em risco de vida não receberam o nível de socorro exigido no ano passado.
A ANTEM classifica este dado como "alarmante", considerando que reflete as falhas estruturais do sistema.
O mesmo relatório do INEM, no entanto, aponta que a evolução clínica das vítimas e a proximidade de um hospital podem, em muitos casos, justificar a opção por ambulâncias menos especializadas.
O instituto terá também funcionado com menos 709 trabalhadores.
Para a ANTEM, Portugal possui "um serviço de emergência médica deficiente, que contribui diretamente para o aumento da morbilidade e mortalidade".
A associação defende uma "reforma profunda" no modelo de emergência médica, propondo a transformação do INEM numa entidade puramente técnica e normativa. Além disso, a ANTEM exige o reconhecimento, criação e integração de profissionais especializados, como técnicos de emergência médica, técnicos avançados de emergência médica e paramédicos, alinhando Portugal com as melhores práticas internacionais. A associação sublinha que vários países já demonstraram a eficácia de modelos baseados em paramédicos e que Portugal não pode continuar a ignorar esta realidade, "sob pena de perpetuar uma situação que custa vidas".
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Carlo Acutis. Papa canoniza millennial conhecido como influencer de Deus
Conhecido como "o 'influencer' de Deus", Carlo Acutis, um adolescente italiano ávido de internet que morreu em 2006, aos 15 anos, foi hoje canonizado pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro millennial a ser declarado santo.

Homem de 47 anos detido por posse de armas proibidas em Sousel
Um homem de 47 anos foi detido na quinta-feira por militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) no concelho de Sousel, distrito de Portalegre, pelo crime de posse de armas proibidas.

Domingo marcado pela chuva na região
Este domingo, 7 de setembro, a chuva regressou à região. Todos os concelhos têm previsão de precipitação e as temperaturas estarão mais amenas. Mortágua e Tabuaço serão os concelhos mais quentes com 26º. Nos 25º ficam Armamar, Moimenta da Beira, São Pedro do Sul e Vouzela. Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas, Oliveira de Frades, […] The post Domingo marcado pela chuva na região first appeared on Portal de Comunicação da Região de Viseu.

Vaticano: «Ouçam a voz da consciência», pede Leão XIV a governantes de países em guerra
Papa pede orações pela paz, no final da primeira cerimónia de canonização do pontificado Cidade do Vaticano, 07 set 2025 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje ao diálogo e à negociação, dirigindo-se aos governantes de países em guerra, com alertas para a “espiral do ódio” que se vive em várias regiões. “À intercessão dos Santos […]